Marabá: Município monta Plano de Contingência para atender desastres naturais
26/11/2020 10:35 em Novidades

Assim como Parauapebas, Marabá também está se preparando para os procedimentos comuns no período chuvoso e de enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas. O objetivo é ter logística preparada para se antecipar ou atender as ocorrências que vierem a surgir no chamado inverno Amazônico, quando as chuvas são mais intensas e também ocorrem as enchentes em maior ou menor escala dos rios.

Na última terça-feira (24), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC) apresentou aos órgãos envolvidos nas ações emergenciais aos desastres naturais o seu Plano de Contingência para 2021, estabelecendo os procedimentos a serem adotados em caso de cheia dos rios. O plano tem como principal objetivo a padronização, a partir da adesão dos órgãos signatários, as medidas relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, visando reduzir os danos e prejuízos decorrentes desses desastres.

O coordenador da Condec, Jairo Milhomem, explica que o plano foi metodologicamente elaborado para uso prático, facilitando a coleta e a busca de informações, inclusive listando os principais organismos responsáveis por cada situação (instalação de abrigos, ajuda humanitária, saúde, coleta de lixo, etc). Ele detalhar que, primeiramente é feita a coleta de informações de áreas com recorrência de desastres ou locais com alta suscetibilidade a essas ocorrências, denominadas “áreas de atenção”, onde são pontuadas e caracterizadas de acordo com a sua infraestrutura, ocupação e população.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE