PUBLICIDADE
Novembro Azul: Prefeitura terá programação voltada à saúde do homem
04/11/2021 12:16 em Saúde

Com foco na saúde do homem, a prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma série de ações durante esse mês, em alusão ao Novembro Azul, que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata.

Cada Unidade de Saúde terá um “Dia D” de atendimento. Confira a tabela completa abaixo. Serão ofertados serviços e ações como roda de conversa, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, atualização de cartão de vacina, consulta médica, solicitação de exames, além de avaliação odontológica e entrega de kits odontológicos.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

 

 

Data

Unidade de Saúde

08 e 10/11

Tarde

Centro Especializado em Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação

12/11

UBS João Correia Lima

17/11

UBS José Caetano de Souza

17/11

UBS Evana Alves da Costa

18/11

UBS Bom Jesus

18/11

UBS Elizabeth Maria de Paula

18/11

UBS José Alves Jardim

23/11

Posto de Atendimento Ambulatorial da Vila Feitosa

24/11

Centro de Apoio Psicossocial-CAPS

24/11

UBS José Francisco de Souza

24/11

UBS Lucas Lourenço Leite

24/11

UBS Geraldo Martins Borges

24/11

Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA

25/11

UBS Adelina de Jesus

25/11

UBS Raimundo Pinheiro da Silveira e UBS Realino Pereira da Silva

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, podem aparecer sintomas como dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão o histórico familiar de câncer de próstata e obesidade. Além disso, homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE