2ª edição do FLACC encerra com grande show de Toni Garrido no Dia da Consciência Negra
22/11/2021 15:24 em Cultura

O encerramento do 2º Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás -FLACC contou com um grande show do cantor Toni Garrido, na noite deste sábado(20), no Espaço de Eventos Municipal, no Bairro Ouro Preto e marcou as comemorações do Dia da Consciência Negra.

Símbolo da luta do movimento negro no país, o dia foi escolhido por coincidir com a data em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em 1695.

A prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, se pronunciou no encerramento da FLACC. “Hoje encerramos brilhantemente essa festa, Dia da Consciência Negra com o show do Toni Garrido, no dia da percepção sociocultural do negro, dia de lembrarmos que Zumbi dos Palmares sacrificou sua vida pela libertação e assim como outros negros, fizeram história pela luta, pelo fim da escravidão”, declarou.

O cantor Toni Garrido, num papo descontraído, descreveu sua satisfação em estar realizando o encerramento da FLACC num dia tão especial.

“Estar me apresentando numa feira literária que tem essa temática é algo que vai impactar, porque lá você tem pensadores unidos pelas letras, reunindo quem faz teatro, cinema, enfim, todos que estão ligados por meio da palavra. É muito bacana porque fortalece essa discussão com respeito às diferentes culturas”, declarou.

O cantor também comentou as temáticas de suas músicas, assim como de outros artistas. “Temos artistas de todas as cores, com diferentes temáticas. A MPB fala de questões sociais mas ainda é pouco, em geral fala-se mais das relações interpessoais e das aspirações da idade. Temos, porém, vários artistas no hap e reagge desenvolvendo outras temáticas e os meninos não têm medo de criticar e ir além”, revelou.

Toni Garrido falou ainda do papel que a cultura tem em uma cidade e o apoio empresarial que o setor precisa ter, referindo-se à realidade de Canaã. “Você vê todo o movimento de uma cidade com uma empresa instalada e que tem uma responsabilidade enorme. Se o Estado tem dificuldades pra gerar receita pra cultura, então essa empresa que movimenta a economia tem que estabelecer as bases cultural e educacional, e aí é só sucesso. Eu, particularmente, estou muito grato aos gestores de cultura daqui por encerrar esse encontro literário”, concluiu.

Você pode conferir a entrevista completa do cantor Toni Garrido concedida à jornalista Vitória Ohana nas redes sociais da V Fenecan, na próxima sexta (26), no 6Tou Fenecan.

Programação - O FLACC durou cinco dias com uma vasta programação, inúmeras atrações envolvendo autores de renome nacional, estadual e municipal, peças de teatro, dança, contações de histórias, recitais, musicais, brincadeiras, desfiles, workshops, exposições cientificas e premiações.

A programação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer- FUNCEL.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!