Prefeitura de Canaã e ABET farão ação para mapear oferta turística no município
26/11/2021 11:52 em Lazer

 

Turismo é muito mais do que receber turistas ou visitar cachoeiras, rios, praias e demais atrativos. Turismo tem também função social, ou seja, o desenvolvimento turístico de um município ou região deve ser feito tendo a população como foco. Quais benefícios a atividade turística trará para os moradores? Como isso impacta e pode melhorar a qualidade de vida deles?

Tendo isso em vista, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e junto com a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), está fazendo um grande investimento no setor e, a partir do próximo dia 30/11, pesquisadores da Agência estarão na cidade colhendo dados para atualizar o Inventário da Oferta Turística.

Mas o que isso quer dizer? Que é fundamental que os empresários e gestores dos negócios turísticos do município (como meios de hospedagem e de alimentação, comércio e atrativos) atendam os pesquisadores e confirmem os dados solicitados (como CNPJ, endereço do estabelecimento, telefone, nome e contato do gestor) para que, assim, consigam mensurar o universo ativo do que Canaã dos Carajás tem a oferecer para o visitante.

Para o coordenador de turismo do município, Reginaldo Pires Ferreira, “nossa terra é muito rica e nosso povo muito plural e precisamos entender melhor qual a nossa vocação e potencial turísticos para que tracemos estratégias condizentes com as expectativas tanto do trade quanto da população envolvida não diretamente com o setor. Queremos fazer de Canaã um polo turístico nacionalmente conhecido e, para isso, contamos desde já com a colaboração e participação da comunidade. Dessa forma, pedimos que atendam os pesquisadores via telefone e também que os recebam nas visitas presenciais”.

A coordenadora de campo da ABET, Kássia Monteiro, explica como é feita essa etapa do trabalho: “Neste mês de novembro, nossa equipe está entrando em contato com o empresariado local por meio de ligações telefônicas para conferir os dados e, entre os dias 30/11 a 08/12, os pesquisadores irão pessoalmente nos estabelecimentos (que não conseguimos falar via telefone) para conversar com os gestores.

Essa fase é muito importante para termos uma boa amostragem dos serviços turísticos que o município oferece e, com esses dados em mãos, passamos à etapa de pesquisas qualitativas, em que enviamos questionários para que o trade nos ajude a avaliar a atual situação turística de Canaã. Só assim será possível traçar um Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável que atenda, de fato, às demandas e aos desejos dos investidores e da comunidade local”.

No caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos canais oficiais da Prefeitura: 94 99165-2825 e semdec@canaadoscarajas.pa.gov.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!