Saúde de Canaã é classificada em prêmio de atenção primária
18/02/2022 11:37 em Saúde

 

Mais uma vez, a saúde pública de Canaã dos Carajás ganha destaque nacional. A experiência do município na ampliação do acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) foi classificada na primeira etapa de avaliação do prêmio “APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde”.

A premiação é uma parceria entre a o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, e visa reconhecer e compartilhar as boas experiências de atenção básica na saúde pública. Nessa primeira etapa foram selecionadas 167 práticas divididas em quatro eixos temáticos, que se destacaram entre 1.151 relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo país.

“As experiências selecionadas representam um conjunto de ações e diretrizes preconizadas pelas políticas nacionais no âmbito da APS com um olhar para a integralidade no cuidado. Desenvolvidas por grandes e pequenos municípios, as experiências escolhidas têm alto potencial de replicabilidade e respondem de forma inovadora aos desafios cotidianos em saúde vivenciados no SUS”, explica a consultora da OPAS, Iasmine Ventura. “As experiências refletem uma APS forte e resolutiva e sinalizam para os gestores alternativas para avançar na implementação da política de saúde”, pontua Ventura.

A 2ª etapa do Prêmio será a seleção das experiências semifinalistas, sendo três por eixo temático, escolhidas dentre as 167 práticas, por consenso da comissão organizadora composta por consultores do Ministério da Saúde, do Conass, do Conasems, da OPAS e especialistas convidados. A divulgação está prevista para o dia 7 de março, nos sites da APS e APS Redes-Portal da Inovação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!