Sorriso Legal: Convênio da prefeitura traz saúde e autoestima a pacientes de Canaã
21/02/2022 12:10 em Saúde

A fenda lábio-palatina, comumente conhecida como “lábio leporino”, tem grande incidência no estado do Pará. Trata-se de uma fissura no lábio do recém-nascido que, se não tratada, pode ocasionar problemas na fala e na alimentação, além de comprometer a estética da face e a autoestima do paciente.

O tratamento é cirúrgico, caro e pouco acessível no interior do país. Mas, em Canaã, esse tratamento está disponível na saúde pública, com profissionais capacitados, por meio de convênio da prefeitura do município com o Instituto Sorriso Legal, que realiza essas cirurgias no município, assim como outras cirurgias reparadoras da face. Nesse último fim de semana, por exemplo, foram quatro procedimentos realizados no Hospital Municipal.

“Esse projeto vai beneficiar muito a população que precisa desse tratamento, que é um tratamento super especializado, e com muito pouca disponibilidade em toda região do Estado do Pará”, destacou o médico Marcelo Vaccari, que atua no projeto.

Para quem é beneficiado, o sentimento é um só. “É motivo de gratidão. Só tenho pra agradecer, sem palavras, pois é um sonho que está sendo realizado e só tenho a agradecer por Canaã dos Carajás ter essa grande parceria”, afirmou Geovana Duarte, mãe de um dos pacientes atendidos, que havia sofrido um choque quando pequeno, que o deixou com uma sequela na boca.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!