Programas da prefeitura de Canaã garantem leite especial a dezenas de pacientes
14/03/2022 09:54 em Saúde

A prefeitura de Canaã dos Carajás vem garantindo acesso a leite especial a dezenas de pacientes do município, por meio de atendimento diferenciado de dois programas, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde. Um deles, visa destinar leite a crianças de zero a dois anos de idade que tem alergia a proteína do leite de vaca e das fórmulas infantis. Nesses casos, a ingestão do leite "comum" pode provocar sérios problemas de saúde, e as fórmulas especiais tem alto custo para as famílias.

 

Outro programa visa o atendimento de suplementação, a pacientes com necessidades nutricionais especiais. Nesse caso, são fornecidos leites formulados. Parte dos atendidos tem dificuldade de alimentação oral, por exemplo, ou se alimentam por meio de sondas. O programa atende crianças, adultos e idosos e coincide com outro programa da gestão, o "Serviço de Atendimento Domiciliar", que garante toda a assistência à saúde necessário para pacientes acamados.

 

Já são quase 80 pacientes atendidos nós dois programas. Para ter acesso ao leite especial, o paciente deve ser encaminhado pelo médico da Unidade de Saúde mais próxima da sua residência, e estar dentro dos critérios preconizados pelos programas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!