Mais de 300 crianças são intoxicadas por xarope; 195 morreram por insuficiência renal aguda
08/11/2022 09:48 em Saúde

Uma contaminação medicamentosa é a causa do aumento de insuficiência renal aguda em crianças da Indonésia. Até esta segunda-feira (7), foram notificados 324 casos. Desses, 195 morreram em decorrência da ingestão de xaropes infantis. As informações são do UOL.

O alerta iniciou ainda em agosto devido ao crescente número de crianças internadas com problemas renais. Na época, o Ministério da Saúde do país proibiu a comercialização e o uso de xaropes e medicamentos líquidos. A maioria das vítimas está abaixo dos 5 anos de idade.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério da Saúde da Indonésia, Mohammad Syahril, disse que a os produtos foram fornecidos por Cingapura e Austrália. Inicialmente, autoridades ligadas à Agência de Vigilância de Alimentos e Medicamentos da Indonésia (BPOM) deram os nomes de cinco xaropes que continham níveis perigosos de substâncias nocivas e ordenou que os produtos fossem retirados do mercado e destruídos. Esta semana, a instituição compartilhou um segundo documento contendo uma lista de 156 xaropes livres de contaminação e alertou para que pais e profissionais da saúde não usem nada além do remédios presentes na listagem. Três empresas já estão sendo investigadas. Duas já perderam a licença, temporariamente. Casos semelhantes também aconteceram em Gâmbia, na África Ocidental, com um registro de 66 mortes de crianças ligados a xaropes infantis importados.

 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!