O Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (FLACC) está cada vez maior, em estrutura e público. Nesta quinta-feira (17), na abertura do evento, o espaço ficou lotado de pessoas que foram adquirir livros e acompanhar a programação do palco principal, que contou com apresentações culturais de escolas, da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), e com roda de conversa com a autora de sucesso Thalita Rebouças, além do show da banda de percussão de Brasília Batalá.
Esse ano, a prefeitura ampliou o Cardlivro, incentivo financeiro para a aquisição de obras no evento, que agora é destinado a todos os servidores da Educação, além de todos os alunos. São mais de 16 mil pessoas beneficiadas.
“É uma forma de incentivar a leitura no nosso município. Ler nos possibilita viajar o mundo, conhecer outras culturas e ampliar nossos horizontes”, disse a secretária municipal de Educação, Roselma Milani.
O vice-prefeito, Zito Augusto, que representou a prefeita Josemira Gadelha, exaltou a grandiosidade do Festival nesse ano. “Há 30 anos, quando cheguei aqui, jamais imaginávamos fazer um evento desse tamanho”, afirmou. “O que estamos fazendo aqui não é uma despesa, mas um investimento nas pessoas. Curtam, busquem conhecimento e aprofundem nesse universo de leitura”, completou.
Também prestigiaram o evento a presidente da Câmara Mineira do Livro, Glaucia Gonçalves e o reitor da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Clay Anderson Chagas.