Prefeitura de Canaã vai contratar cursinho para jovens de baixa renda
23/11/2022 15:39 em Educação

O município de Canaã dos Carajás não está para brincadeira quando o assunto é ensino superior. A prefeitura da “Terra Prometida” acaba de abrir pregão eletrônico para contratar um cursinho pré-vestibular destinado a atender jovens de baixa renda que sonham em ingressar na universidade pública.

O governo local mira ampliar a participação de estudantes carentes nos cursos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), instituições de ponta que estão desembarcando de mala e cuia na rica cidade mineradora. 

O edital do pregão eletrônico foi publicado ontem (22) e prevê investimento de R$ 422,1 mil na contratação. Os recursos para pagamento do cursinho vão sair dos royalties de mineração, no âmbito do Programa Cidade Educadora, tocado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ideia é ofertar 200 vagas no cursinho, que terá processo seletivo de ingresso e cotas para indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, entre outros. A vencedora do pregão terá de garantir em sua estrutura um coordenador geral, um porteiro, dois agentes de serviços gerais e professores nas disciplinas de História, Geografia, Química, Física, Biologia Literatura, Matemática, Redação, Português, Sociologia, Filosofia, Inglês e Espanhol. Precisará garantir também espaço adequado para as aulas, com salas climatizadas, bem como fornecer materiais didáticos e uniformes para os alunos.

COMENTÁRIOS