Março Lilás: conheça a importância dos cuidados para prevenir o câncer de útero
16/03/2023 09:10 em Saúde

Março Lilás é uma campanha que tem como objetivo a conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero. Conhecida por ser uma doença silenciosa, é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A ginecologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Denise Rodrigues, falou sobre a importância do cuidado com a saúde da população feminina, principalmente da prevenção ao câncer do colo de útero, que é o terceiro mais frequente entre as mulheres.

“Segundo dados do INCA, são estimados mais de 17 mil novos casos em 2023, o que nos deixa em alerta para esse tema. A maioria dos casos tem origem na infecção por HPV, por isso a importância do exame preventivo como o papanicolau, para a detecção e tratamento desse vírus, antes que se desenvolva para um câncer”, explicou.

Entre as principais causas está o papilomavírus humano (HPV), que se trata de um vírus transmitido sexualmente, e sua prevenção é possível através do uso de preservativos durante a relação sexual. Outra forma de se precaver da doença é a vacina contra o HPV, disponível para crianças e adolescentes, e que pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero.

A especialista informou que o exame preventivo deve ser feito regularmente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois, é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, propiciando mais possibilidades de cura para as pacientes, por isso também é importante observar os sintomas.

“Os principais sintomas são o sangramento anormal, principalmente após relações sexuais, dor na região pélvica, além mesmo secreção vaginal com odor. No entanto, alerto que as mulheres não devem esperar esses sintomas para procurar tratamento ginecológico”, colocou.

Por fim, a ginecologista reforçou a importância dos métodos de prevenção e dos exames ginecológicos regulares para uma melhor qualidade de vida para as mulheres.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!