Pará tem metade dos jovens ocupados no mercado de trabalho
23/03/2023 09:06 em Oportunidade

Pará tem hoje 2,4 milhões de jovens entre 15 a 29 anos de idade e quase a metade desse público está ocupada no mercado de trabalho. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), com base no estudo do PNAD/Contínua do IBGE, referente ao quarto trimestre do ano passado (outubro a dezembro). São exatamente 1.186.986 jovens ocupados, sendo 734 mil homens (61,8%) e 452,9 mil mulheres (38,2%).

Do total de ocupados, 57,7% dos jovens estão ocupados no setor privado e 20,8% trabalham por conta própria. Os ocupados como auxiliares somam 8,4% e 5,5% estão no setor público. A pesquisa contempla ainda jovens que exercem funções no trabalho doméstico e no serviço militar.

“Os jovens são uma parcela camada importante da nossa sociedade e com ampla capacidade de fortalecer nossa economia. Independente dos avanços que tenham ocorrido nos últimos anos, este público ainda necessita fortemente de Políticas Públicas, em especial aquelas direcionadas a sua entrada e permanência no mercado de trabalho”, destaca Éverson Costa, supervisor técnico do Dieese-PA

Fonte: DOL

COMENTÁRIOS