Canaã dos Carajás terá primeira UBS com horário de atendimento ampliado no município
24/04/2023 09:34 em Saúde

Canaã dos Carajás continua se destacando na saúde por meio de passos importantes que visam melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida dos moradores. Em mais uma medida da prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município passará, agora, a manter, de forma definitiva, a primeira UBS com horário de atendimento ampliado, de 7h às 22h.

Trata-se da Unidade de Saúde José Alves Jardim, no bairro Alto Bonito. O investimento faz parte do programa de expansão dos serviços de saúde, que visa absorver o novo fluxo de migração para o município e o aumento das doenças respiratórias devido ao período chuvoso, que fizeram crescer em 50% a demanda no Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG).

Com horário corrido, ou seja, sem interrupções para almoço ou jantar, a UBS do Alto Bonito vai atender, principalmente, trabalhadores e pais do município que, muitas vezes, não podem garantir o atendimento em horário comercial. Um diferencial importante da ampliação do horário é que, além dos serviços de demanda espontânea, a unidade também contará com todos os serviços de atenção primária disponíveis até às 22h, proporcionando ainda mais conforto e comodidade à população.

Para o secretário de Saúde Marcos Silveira, a ampliação dos horários significa “uma garantia de acesso à saúde para toda a população de Canaã, para àquelas pessoas que trabalham ou, por algum motivo, não podem estar na unidade no horário de funcionamento.”.

Dessa forma, serviços de assistência médica, assistência odontológica, assistência de enfermagem, assistência farmacêutica, exames preventivos, acompanhamentos da gestante e do bebê e vacinação completa estarão disponíveis também no horário ampliado. Outras medidas da prefeitura também reforçam o compromisso de cuidar do povo canaense, como a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico (expansão do Hospital Municipal Daniel Gonçalves) e o reforço médico hospitalar, que aumentará o número de profissionais disponíveis nos plantões.

E como o trabalho não pode parar, além da UBS do Alto Bonito, a Secretaria de Saúde já planeja ampliar o horário de atendimento em mais duas unidades básicas do município. Um esforço ainda maior para garantir que Canaã seja, cada vez mais, referência em qualidade de vida e cuidado com as pessoas.

Canaã Forte no SUS

Vale destacar que, no ano passado, Canaã foi o único município da região norte a ser finalista no Prêmio APS Forte no SUS – iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde que reconhece projetos que fazem a diferença na atenção primária dos municípios brasileiros.

Destaque do Eixo 1, de organização dos serviços de atenção primária para o atendimento integral, Canaã apresentou a experiência “Ampliação do acesso e monitoramento dos indicadores da APS” e reforçou que ações de monitoramento constante da equipe, treinamentos em educação e atendimento, planejamento com base em metas e compromisso de toda gestão – como a prefeitura, secretaria e profissionais – são os principais fatores para gerar resultados na saúde do município.

fonte: Portal Canaã (texto Vitória Ohana / Ascom PMCC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!