Saúde de Canaã será destaque em congresso nacional; três projetos foram selecionados
17/05/2023 08:00 em Saúde

 

Em mais um ano consecutivo, a Saúde de Canaã dos Carajás alcança repercussão nacional. Durante a Mostra “Pará, Aqui tem SUS”, realizada neste mês, três iniciativas do município foram selecionadas para representar o estado no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que será realizado em julho, em Goiânia-GO. A mostra dá visibilidade às melhores práticas de prestação de saúde pública no país.

Amplamente conhecido no município, um dos projetos escolhidos foi o “Programa Saúde na Escola Canaã dos Carajás: Nossa Lição é Cuidar do Futuro”. Ele visa proporcionar atendimentos clínicos, odontológicos e psicoterapêuticos aos 15 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Focado Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), outro projeto que será destaque em Goiânia, é o “Intervenção Precoce Multiprofissional do SAD pós desospitalização de pacientes neurológicos graves”. A iniciativa evidenciou a importância do acompanhamento de pacientes com sequelas graves durante a transição hospital-casa, visando diminuir a exposição dos usuários aos riscos de infecção hospitalar e estimular o atendimento ambulatorial durante o tratamento.

Canaã também emplacou uma experiência exitosa para ser apresentada na primeira edição da mostra #ImunizaSUS, projeto de educação permanente, pesquisa e mobilização social com foco na importância da vacinação e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. E o projeto “Estratégias de vacinação contra a Covid-19, com foco na ampliação do acesso e adesão da população”, vai se juntar às 13 experiências que vão representar o estado do Pará no país.

No último ano, o município ficou entre as três melhores experiências na Atenção Básica do país. A experiência do município na ampliação do acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) foi classificada na primeira etapa de avaliação do prêmio “APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde”.

A prefeita de Canaã dos Carajás Josemira Gadelha afirmou que o resultado é fruto de muito investimento em pessoas. “Nós temos muito a agradecer aos servidores pela dedicação em pensar a saúde a partir do cuidado, da humanização e do paciente no centro da nossa atenção. Fico feliz em ver nossa cidade progredindo.”, afirmou.

fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS.

COMENTÁRIOS