Médicos alertam para os riscos de tomar laxantes para perder peso
14/09/2023 08:47 em Saúde

Laxantes devem ser utilizados para tratar a constipação. No entanto, nos Estados Unidos, por exemplo, tem havido relatos de pessoas que os estão usando com a finalidade de emagrecer.

 

Alguns produtos desse tipo chegaram até a ficar indisponíveis em alguns lugares. Vários médicos alertam sobre os perigos de usar esse tipo de medicamento para outros fins no canal NBC.

 

"Se você está pensando em usar laxantes para perder peso, está apenas eliminando água e fezes, que não fazem parte da sua massa corporal", explica William Chey, chefe do departamento de gastroenterologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

 

Além disso, o uso inadequado de laxantes pode levar à pancreatite, uma doença que causa inflamação do pâncreas, e também aumenta o risco de desenvolver cálculos renais. E os riscos não param por aí.

 

"O abuso de laxantes dessa forma pode causar desidratação, cólicas, náuseas, vômitos ou baixos níveis de potássio no sangue, o que pode aumentar o risco de um ataque cardíaco", acrescenta Lin Chang, especialista em doenças digestivas.

SAIBA MAIS:

Laxantes são medicamentos projetados especificamente para aliviar a constipação e devem ser usados sob a orientação de um profissional de saúde. Usá-los de forma inadequada pode resultar em uma série de problemas de saúde.

 

Além dos riscos mencionados, o uso indevido de laxantes pode levar a um ciclo vicioso, no qual o corpo se torna dependente desses medicamentos para evacuar. Isso pode levar a uma constipação crônica, tornando a situação ainda pior.

 

 

É importante ressaltar que a perda de peso saudável envolve uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, sob a supervisão de um profissional de saúde, como um nutricionista ou médico. A automedicação com laxantes não é apenas ineficaz para a perda de peso, mas também perigosa para a saúde.

FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!