A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu uma ação externa de captação na Universidade Federal do Pará (UFPA), nos dias 8 e 9 de abril, com intuito de estimular a doação de sangue e aproximar a população das ações solidárias. A campanha contou com a unidade móvel de coleta para doação.
As iniciativas externas da Fundação Hemopa, sejam elas realizadas nas unidades regionais ou no entorno da região metropolitana de Belém, tem como objetivo principal garantir a cobertura transfusional do Estado por meio da sensibilização da população e do fortalecimento da cooperação com instituições parceiras. Essas campanhas realizadas com a unidade móvel do Hemopa dinamizam os atendimentos e favorecem a descentralização.
A servidora da UFPA, Nilda Santos, comenta sobre a ação colaborativa. “É extremamente importante para os calouros, que entraram recentemente na instituição, terem acesso a essa conscientização de doar e por isso eu acho que é bom informar, sensibilizando sobre a importância desse ato e dizer que não precisa ter medo, é rápido e sem risco de vida”, explicou.
O abastecimento dos bancos de sangue para atender a demanda transfusional do Estado é prioridade da Fundação Hemopa. Com isso, a campanha externa de captação na UFPA fechou seu balanço com 106 coletas de sangue, com registro de 172 comparecimentos e 5 cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Por meio desta iniciativa, é possível estimular o envolvimento dos alunos, professores, funcionários, assim como a comunidade do entorno com a causa e perceber que existem pessoas comprometidas com o bem estar coletivo.
Lorene Mota é assistente social do Hemopa e compôs a equipe de profissionais presentes na ação externa. A servidora reforça sobre a importância da agenda de capacitação com entidades parceiras. “O Hemopa está fazendo diariamente campanhas com instituições de ensino, empresas públicas e privadas, levando esses serviços para a população mais próxima para que as pessoas acessem esses serviços. Mais uma vez estamos aqui na UFPA, trazendo esse serviço itinerante de coleta de sangue, de solidariedade e responsabilidade social", comenta a colaboradora.
Texto de Beatriz Silva (estagiária) / Ascom Hemopa