O intenso calor é desafiador para os idosos, pois eles podem sofrer com desidratação, hipertermia e outros problemas de saúde. É importante manter a hidratação, garantir que os mais velhos bebam bastante líquidos, principalmente nos dias mais quentes. A ingestão adequada de líquidos ajuda a manter a temperatura corporal baixa.
Mas não é uma tarefa simples ou fácil. Ao envelhecer, a absorção de líquidos pelo corpo perde a eficácia, a sensação de sede também diminui. Alguns medicamentos podem exigir que a pessoa idosa urine mais vezes, estimulando a perda de líquidos;
Por outro lado, pessoas mais velhas podem ter alguma resistência com o consumo de água pura. “Não ofereça muita água ao idoso, até porque ele não vai conseguir consumir. Alguns têm problemas de deglutição”, orienta a nutricionista Ana Lúcia Fontenelle, do Departamento de Bem Estar da Assembleia Legislativa do Pará (DBES).
Ela orienta a fracionar a quantidade de água ofertada ao idoso durante o dia. “Coloque em uma garrafinha, saborize essa água”, dá a dica. “Coloque rodelas de frutas como limão ou laranja para a água ganhar sabor e facilitar para o idoso beber”.
O consumo de água é fundamental, mas a hidratação também pode ser feita com outras bebidas, como chás, sucos, água de coco e caldos. “Oferecer água e outros líquidos junto com o alimento é o ideal, porque você estará oferecendo também os minerais e nutrientes que esse idoso precisa”, avalia a nutricionista.
Outras dicas importantes:
– Crie um espaço fresco e confortável para os idosos dentro de casa. As altas temperaturas, mesmo em ambientes internos, podem ser muito desconfortáveis. Por isso, criar espaços frescos dentro de casa é vital para ajudar o idoso a manter-se saudável.
– Garanta que janelas e portas fiquem abertas durante o dia. Isso vai ajudar a circular o ar e a trazer um frescor para dentro da casa. Veja se é possível retirar tapetes, carpetes e cortinas, peças que tornam o ambiente ainda mais quente.
– Também é importante verificar se ar-condicionado e ventilador estão limpos, bem regulados e posicionados adequadamente. Com todos esses cuidados, a sensação de frescor no ambiente, certamente, aumentará.
– Lembre-se do protetor solar, chapéu e roupas leves ao sair de casa
Para ajudar os idosos a manter o máximo de conforto durante o verão, é importante que usem protetor solar, chapéu e roupas leves.
– Também é importante lembrar: evite sair com a pessoa idosa nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 18h. O clima mais quente, normalmente, ocorre durante o meio-dia. Então, procure mantê-la em ambientes frescos para evitar problemas relacionados ao calor.
– Proponha uma alimentação leve. Alimentação é e sempre será um tema de grande relevância para a manutenção da saúde dos velhinhos. Sendo assim, no verão, a atenção com a comida precisa ser ainda maior.
– Disponibilize mais frutas, verduras e legumes, pois são alimentos mais leves e possuem muitos nutrientes. Mas lave tudo muito bem.
(Fonte: Alepa)