Um homem foi preso em flagrante por provocar um violento tumulto dentro de um avião que fazia voo internacional e precisou ser desviado do destino, pousando no Aeroporto Internacional de Belém. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (5) pela Polícia Federal.
O caso ocorreu no sábado (3), em uma aeronave, que saiu de Miami, nos Estados Unidos, com destino a Fortaleza, no Ceará. De acordo com relatos de comissários do voo, o passageiro tinha sinais de embriaguez e irritabilidade desde antes da decolagem. Retirou o cinto de segurança e, aos gritos, xingou tripulantes, e urinou no chão do banheiro.
Brasileiro com cidadania norte-americana, o passageiro teria dado um tapa na própria mulher durante o voo. Ela foi ouvida pela Polícia Federal, fez a denúncia e pediu medida protetiva de urgência contra o marido.
Ao ser orientado a mudar o comportamento, sob pena de ser retirado da aeronave pela Polícia Federal ao aterrissar, ele ameaçou de morte o comissário. Com isso, foi levado da cabine ao fundo da aeronave, para que houvesse menos tumulto.
A companhia aérea preencheu o formulário de retirada de passageiro, em que descreve que ele estava embriagado, proferindo discurso de ódio e ameaças de morte.
Além disso, o relatório aponta ainda falas homofóbicas contra os tripulantes e agressão contra a esposa.
Após ser retirado da aeronave, o homem foi autuado por agressão à esposa, ameaça, injúria racial e violência psicológica, e também por atentado contra a segurança de transporte aéreo.
O passageiro foi encaminhado ao Sistema Penal. Sua mulher ficou em Belém, onde foi ouvida pela PF e liberada para seguir viagem. Após a parada não programada em Belém, a aeronave seguiu ao destino final, Fortaleza.
POR G1 PARÁ.