O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira, 14, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, um indicador essencial para medir a qualidade da educação no Brasil. Segundo a pesquisa, Canaã dos Carajás alcançou avanços significativos. Os estudantes obtiveram melhores notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2023 em relação ao período pré-pandemia e tiveram desempenho superior ao de 2019.
A baixa participação dos alunos no SAEB de 2021 deveu-se ao contexto da pandemia da Covid-19. Somente 6 escolas dos anos finais (40%), e 7 dos anos iniciais (50%) alcançaram a meta de participação dos alunos, o que impactou os resultados do IDEB daquele ano. Durante a pandemia, as redes de ensino adotaram medidas de aprovação e matrículas automáticas dos estudantes como estratégia para evitar o abandono e a evasão escolar.
Nos últimos 10 anos de SAEB/IDEB, nota-se que 2023 foi o ano com maior participação das escolas, com número suficiente de participantes no SAEB para que os resultados fossem divulgados; ou seja, em 2023 houve a maior taxa de participação dos estudantes. A participação deve ser de 80% ou mais de alunos por ano/série.
Dessa forma, o resultado do IDEB 2023 marca um avanço na rede de ensino de Canaã dos Carajás. Comparado ao IDEB de 2019, anterior à pandemia, a rede obteve resultados positivos tanto nos anos iniciais quanto nos finais: nos anos iniciais, a nota saltou de 5,1 em 2019 para 5,2 em 2023; nos anos finais, passou de 4,2 em 2019 para 4,4 em 2023.
No início do ano de 2023, a Secretaria de Educação (SEMED), por meio dos seus coordenadores técnicos, iniciou as ações do “Praticando IDEB”, que consistiram em palestras e rodas de conversa com os alunos e profissionais das escolas, visando motivar e conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância da avaliação em larga escala para toda a rede de ensino. Os alunos das turmas do 2º, 5º e 9º ano receberam um material didático específico para o SAEB nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, também denominado “Praticando IDEB”, que compôs a primeira etapa do Plano de Intervenção Pedagógica – PIP.
Foram realizadas também formações com os professores de língua portuguesa e matemática sobre indicadores, escalas de proficiência, elaboração de itens, entre outros. Além disso, foram aplicados simulados em rede que mapearam o nível de proficiência dos alunos e forneceram devolutivas para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, com foco naqueles que apresentaram maior dificuldade na realização dos simulados.
Segundo a SEMED, esses resultados são uma grande conquista para a educação municipal e afirmam que a rede está superando as perdas de aprendizagem durante a pandemia.