O Hospital Municipal Daniel Gonçalves de Canaã dos Carajás, em construção na cidade, já tem quase 50% de suas obras concluídas. Localizada no final da Avenida Belém, próxima aos bairros Jardim América e Jardim Europa, a nova estrutura será voltada ao atendimento de média e alta complexidade, beneficiando a população da região.
O secretário municipal de saúde, Francisco Neto, destacou a importância da obra para a cidade. “O Novo HMDG representa a transformação na saúde de Canaã dos Carajás, com oferta de serviços de média e alta complexidade; estrutura moderna e equipamentos de ponta possibilitando maior qualidade e segurança na assistência prestada à população canaense”.
A unidade contará com 71 leitos de internação, com possibilidade de ampliação para mais quatro, além de 10 leitos de UTI para adultos, cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Cirúrgica (UTINCA), 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco) e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), totalizando 110 leitos.
O hospital também terá um centro de hemodiálise e será referência em maternidade de alto risco e traumatologia. Além disso, contará com uma policlínica, oferecendo consultas e exames especializados. A unidade prestará atenção de média complexidade em áreas como diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica e tratamento de cânceres de colo do útero, mama e próstata.
“O novo Hospital vai garantir à população acesso a serviços anteriormente não ofertados evitando a necessidade de transferências de pacientes para outros municípios. Outro ponto importante é a geração de empregos com a criação de novos postos de trabalho além da contribuição na formação acadêmica por se tratar de um hospital universitário”, finalizou Neto.