Outubro Rosa: número de mamografias dobra no Hospital Abelardo Santos em 2024
Saúde
Publicado em 31/10/2024

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, encerrou a campanha “Outubro Rosa” com saldo positivos na prestação de serviços à população. Referência no atendimento à mulher, a maior unidade do governo do Pará realizou, entre janeiro e setembro de 2024, um total de 2.325 exames de mamografia, mais que o dobro dos 1.110 procedimentos efetuados no mesmo período de 2023.

“Ao observarmos o aumento nesse tipo de exame, entendemos que, cada vez mais, as mulheres estão atentas aos riscos do câncer de mama. Para nós, isso é, acima de tudo, motivo de orgulho, pois a campanha 'Outubro Rosa' visa justamente incentivar que esse procedimento seja realizado o quanto antes para evitar maiores complicações", declarou Lauriane Barros, coordenadora do ambulatório da unidade.

Mesmo com o fim da campanha, o HRAS se mantém comprometido em oferecer orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença durante o ano. Para isso, a unidade disponibiliza consultas, biópsia de mama e 600 exames de mamografia todos os meses para pacientes internadas ou encaminhadas por meio do sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a recomendação é que o início dos exames de rastreamento ocorra a partir dos 40 anos, na ausência de histórico familiar. Para aquelas com antecedentes familiares, essa idade deve ser ajustada com base na avaliação e orientação de um mastologista. A detecção precoce do câncer de mama oferece uma taxa de cura de até 95% dependendo do caso.

Foto: Diego Monteiro / Ascom HRASExperiência

Dona Fátima Oliveira, 55 anos, identificou alterações na mama e foi submetida a um exame detalhado. “Há algum tempo, deixávamos de fazer a mamografia por falta de conhecimento ou medo. Hoje isso não pode acontecer mais, pois as campanhas estão aí para fornecer todas as informações necessárias. Não há desculpa para procrastinar a realização de um procedimento tão simples”, declarou a paciente.

Na oportunidade, o Hospital Abelardo Santos reafirmou seu compromisso com a saúde das colaboradoras, cumprindo uma das principais missões institucionais: “cuidar de quem cuida”. Nesse mês de outubro, mais de 100 profissionais tiveram a oportunidade de realizar consultas e exames de mamografia de forma totalmente gratuita, destacando assim a importância do autocuidado na rotina profissional.

Maria Paiva Marques, 54 anos, parabeniza a iniciativa. “Como colaboradora de uma unidade de saúde, vejo como é fundamental ter iniciativas que promovam a valorização e o cuidado de cada uma de nós. Essas ações criam um ambiente motivador, onde todas se sentem encorajadas em participar e se cuidar. Por isso, eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos por esse trabalho”, pontuou.

“Todo esse resultado é um reflexo do crescente engajamento das mulheres na prevenção do câncer de mama, mas também do trabalho incansável de uma equipe que atua na conscientização dessas mulheres. Para nós, é motivo de orgulho ver o envolvimento de todos, principalmente por saber que estamos lutando contra uma doença devastadora”, acrescentou Aline Oliveira, diretora-geral do HRAS.

O Hospital Abelardo Santos é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

 

PO AGÊNCIA PARÁ.

Comentários