No início da manhã desta segunda-feira (4), o corpo de Francisco Lima de Oliveira, de 42 anos, foi encontrado sob a linha de transmissão de energia da empresa Eletronorte, entre os bairros Palmares e Alto Paraíso, em Jacundá, no sudeste do Pará. A Polícia Civil requisitou a remoção do corpo e abriu um inquérito para investigar a morte.
A vítima estava em posição fetal, despida da cintura para baixo e com a parte frontal da cabeça parcialmente enterrada no solo.
Conforme as primeiras informações colhidas pela Polícia Civil, Francisco foi assassinado entre a noite de domingo (3) e a madrugada desta segunda. Ainda não se sabe se uma ou mais pessoas participaram do crime. A principal hipótese para a causa da morte é que ele tenha sido estrangulado, o que só poderá ser confirmado após o exame de necropsia.
Uma guarnição do 50º Batalhão de Polícia Militar de Jacundá esteve no local e isolou a cena do crime, cobrindo o corpo da vítima para impedir o registro de imagens por parte de curiosos. Em seguida, a Polícia Civil, encarregada da investigação, foi acionada e comunicou o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá para a remoção do cadáver. Um inquérito criminal será instaurado para apurar a autoria e a motivação do crime.