Após uma denúncia feita ao Ministério Público, a Polícia Civil foi acionada e descobriu que dois homens estavam fabricando mel falso, utilizando açúcar e essência de mel. O caso se registrou no Bairro Filadelfia (Núcleo Cidade Nova), na última sexta-feira (13). Os acusados foram presos em flagrante, mas obtiveram Alvará de Soltura no sábado (14) e vão responder por crime contra as relações de consumo.
No local (os fundos de uma residência), os policiais civis encontraram 30 pacotes de açúcar (2kg cada), além de 52 garrafas de refrigerante de 1 litro contendo mel falsificado, e ainda um frasco com aproximadamente 1,5 litro de essência de mel, usado para aromatizar o produto.
Os acusados foram identificados como Raimundo Nonato Lima Silva e Edinho Lima da Silva. Eles informaram que começaram a fabricar o “mel” há algumas semanas. O processo consistia em ferver o açúcar em bacias no chão e depois acrescentar a essência de mel. Mas, eles alegaram que não vendiam o produto em feiras.
Além da venda de produto falso, o que também chamou atenção dos policiais foram as condições de higiene, armazenamento e acondicionamento, consideradas deploráveis e bastante sujas. Ou seja, além de venderem um produto falso, enganando o consumidor, também o faziam fora dos padrões sanitários exigidos.