Entre as principais obras de infraestrutura, promovidas pelo Governo do Estado, em Tucuruí, estão a nova Orla e o primeiro módulo da Feira Municipal, ambos já entregues em 2024. Outro destaque, entre os investimentos estaduais no município, é o avanço da construção do Novo Hospital Regional, que já registra mais de 30% dos serviços concluídos.
“Em Tucuruí, o Estado vem investindo em obras que trazem mudanças para o dia a dia da população, garantindo lazer, saúde e geração de emprego e renda. Foi assim na entrega da Nova Orla, que deixou a cidade ainda mais bonita e criou condições para o turismo. A Nova Feira proporcionou um ambiente confortável e seguro para os moradores e feirantes, gerando o desenvolvimento da economia. O Hospital Regional de Tucuruí vai desafogar os hospitais da região e facilitar a assistência à saúde no município. A gestão estadual segue incentivando o desenvolvimento do Pará através de obras como essas”, ressalta Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas do Pará.
Foto: Roni Moreira / Ag.ParáORLA - Em maio de 2024, com o objetivo de fortalecer o turismo na região, foi entregue a Nova Orla do município de Tucuruí, que recebeu os serviços de paisagismo, terraplenagem, drenagem, calçada, calçadão com acessibilidade, áreas de estacionamento, pavimentação e sinalização da Rua Getúlio Vargas. Na Praça do Tucunaré, a população passou a contar com restaurante, mirantes para contemplação, anfiteatro, playground para crianças, quiosques, banheiros, equipamentos urbanos, Monumento da Locomotiva – que remete à história do município -, e um lago com a construção de um peixe que dá nome ao espaço.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. ParáAdriana Viana, moradora local, explica que o cais, antes dessa construção, era uma área abandonada e frequentada somente por urubus. “Essa reestruturação só veio acrescentar no nosso município. Hoje, a gente tem um espaço realmente de qualidade, um espaço que te acolhe, onde as famílias e as crianças podem vir, que nos valoriza e é referência de turismo. A nossa cidade só ganhou com essa nova estrutura”, celebra.
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáFEIRA - O primeiro módulo da Feira Municipal de Tucuruí, entregue pelo Estado, em julho de 2024, garante acessibilidade e segurança a quem trabalha e a quem compra no local, além de fomentar o crescimento econômico na região. Com o projeto executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a Feira de Tucuruí recebeu serviços na rede elétrica, de água e combate a incêndio, além de reconstrução geral dos blocos de confecção e variedades, mercearia/mercado, ração e grãos, pet shop, alimentação, salão de beleza e banheiros, totalizando 97 boxes e dois banheiros.
Há cerca de 30 anos, o comerciante Luiz Catarino Dias atua na Feira de Tucuruí. “A estrutura necessitava de manutenção, tinham pedaços caindo, muita goteira e outros problemas. Ficou tudo bonito e com mais segurança, com banheiro adequado, iluminado, tudo em ordem. Tudo isso contribui para uma renda melhor, porque aumentou o nosso movimento. Foi uma grande melhoria para nós, todo mundo ficou muito alegre”, conta.
Foto: Raphael Luz / Agência ParáHOSPITAL - Com mais de 30% dos serviços concluídos, as obras de construção do novo Hospital Regional de Tucuruí, cujo investimento soma R$ 270 milhões, avançam. A nova unidade hospitalar vai aperfeiçoar o atendimento de saúde à região do Lago de Tucuruí, composta por Tucuruí e os municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Tailândia e Nova Ipixuna.
A infraestrutura vai contar com 220 leitos operacionais clínicos para as diversas especialidades, além de UTI Pediátrica, UTI Adulto, UTI Neonatal, UCI Neonatal Canguru e UCI Neonatal. Oferecerá ainda atendimento em média e alta complexidade, com urgência 24 horas em Obstetrícia, Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC, Pediatria, e Traumatologia e Urgência referenciada em Cardiologia, Oncologia, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. Também terá internação hospitalar e atendimento ambulatorial em diversas especialidades.“O novo Hospital Regional vai trazer bastante benefício, porque a saúde é primordial para as pessoas. Com uma unidade de grande porte como essa, creio que vai ajudar muito a população, além de impulsionar os comércios do entorno, com o maior fluxo de pessoas”, ressalta Kerveny Nayara Passos, moradora de Tucuruí.