A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está com inscrições abertas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de hoje, sexta-feira, 17, até a próxima terça-feira, 21. No total, são 1.360 vagas distribuídas em diversos campi, abrangendo uma ampla gama de 40 cursos de graduação.
Em entrevista para o CORREIO, a professora Maura Pereira dos Anjos detalha os números e as novidades para o ingresso na instituição superior. “São 472 vagas para ampla concorrência, que incluem também pessoas com deficiência, e 888 destinadas às cotas, voltadas para estudantes de escolas públicas, indígenas, quilombolas e pessoas autodeclaradas negras”.
Ela também explica que a maior parte das vagas está nas três unidades de Marabá, com 900 oportunidades em cursos como Direito, Pedagogia, Psicologia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, entre outras.
As demais vagas estão distribuídas entre os campi de Rondon do Pará, com 120 vagas em Jornalismo, Ciências Contábeis e Administração; Xinguara, com 150 vagas para os cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária, História e Geografia; e no município de São José do Xingu, onde são oferecidas 90 vagas em Engenharia Florestal, Letras e Biologia.
Em Santana do Araguaia, a Unifesspa disponibiliza 100 vagas para Engenharia Civil, Arquitetura e Matemática. Ao todo, a universidade oferece 40 cursos de formação, que vão de licenciaturas a bacharelados.
CURSOS MAIS PROCURADOS E NOVIDADES DO SISU
Cursos de Pedagogia, Direito, Psicologia e Ciências Biológicas estão entre os mais concorridos, de acordo com a professora. Além disso, ela revela que o Sisu deste ano traz uma mudança importante para os candidatos: “O estudante poderá concorrer simultaneamente pela ampla concorrência e pelas cotas. Se ele tiver a nota necessária para ampla concorrência, ele entra, mas, se não tiver, continua concorrendo pelas cotas. Isso amplia as chances de ingresso”, explica Maura.
Maura também destacou a relevância do ensino superior para a região. “A educação superior é a possibilidade de construir uma sociedade mais justa e menos desigual. A Unifesspa tem sido uma grande indutora do desenvolvimento regional e de políticas sociais”, conclui, enfatizando que essa é a oportunidade de mudar a realidade através da educação.
COMO SE INSCREVER?
Os interessados devem acessar o site oficial do Sisu: https://sisualuno.mec.gov.br/#/em-manutencao, escolher até duas opções de curso e acompanhar as chamadas subsequentes. Caso não sejam selecionados na primeira chamada, podem se inscrever na lista de espera, aumentando as chances na segunda, terceira e quarta chamadas.
Para mais informações, a Unifesspa disponibiliza o Instagram oficial @unifesspa ou o site do Centro de Processos Seletivos (CEPS).