Menu
USINA DA PAZ TUCURUÍ
Crime ambiental revolta moradores da Rua Tancredo Neves
Publicado em 10/09/2025 16:58
CANAÃ DOS CARAJÁS.

 

 

Um grave crime ambiental tem indignado os moradores da Rua Tancredo Neves, no centro de Canaã dos Carajás (PA). Duas imponentes árvores de Pau Preto, com mais de 15 anos e que proporcionavam sombra e beleza à via, foram envenenadas de forma criminosa e estão morrendo.

 

Segundo relatos de moradores, não é a primeira vez que episódios desse tipo ocorrem. Há alguns anos, outras duas árvores da mesma espécie também foram envenenadas e, hoje, restam apenas os troncos secos nas calçadas como lembrança da agressão ambiental.

 

A população cobra providências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) diante do que consideram um ato de crueldade contra a natureza. A revolta é ainda maior pelo fato de que o Pará sediará, em novembro, a COP30 em Belém — evento mundial sobre mudanças climáticas —, e situações como essa acabam manchando a imagem ambiental de Canaã dos Carajás, reconhecida como uma das cidades mais preservadas do estado.

 

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Meio Ambiente, engenheiro Marcus Vinícius, informou que uma equipe de fiscalização já foi designada para verificar a situação in loco. Ele afirmou ainda que o caso será devidamente apurado e que a secretaria dará uma resposta à sociedade canaense.

 

 Carlos Magno – Jornalista DRT/PA 2627

Comentários

Chat Online