O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniram nesta quarta-feira (17), em Brasília, com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para discutir as pautas apresentadas pelo movimento, com foco na reforma agrária e no assentamento de famílias acampadas no Pará.
A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, do presidente nacional do Incra, da Diretoria de Obtenção de Terras e Mediação de Conflitos Agrários, do MDA e da direção estadual do MST no Pará.
O encontro, que se estendeu por quase dez horas, teve como eixo central o plano de assentamento das famílias acampadas, além das ações do governo federal voltadas à retomada e ao fortalecimento da política de reforma agrária na região sudeste do Pará.
Durante a reunião, o presidente nacional do Incra, César Aldrighi, anunciou que irá pessoalmente ao Acampamento Terra e Liberdade, no município de Parauapebas (PA), antes do Natal, para dialogar com as famílias acampadas, firmar encaminhamentos e preparar a agenda da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município.
Segundo Aldrighi, a data da visita presidencial deverá ser anunciada diretamente no acampamento. Na ocasião, Lula deverá apresentar um conjunto de ações do governo federal voltadas à reforma agrária e ao desenvolvimento regional.
A reunião em Brasília integra o processo de negociação entre o MST e o governo federal, que resultou no recuo do movimento na ocupação realizada na área conhecida como Retiro Bom Jesus.
Inicialmente, o presidente Lula tinha agenda prevista para Parauapebas para tratar de projetos da reforma agrária, porém a visita precisou ser cancelada em razão do falecimento do Papa Francisco.
Ao final do encontro, César Aldrighi afirmou que o clima é de distensionamento:
“Haverá paz no Natal”, declarou o presidente do Incra.
Texto:
Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627