A diretora geral do Detran, Renata Coelho, reforça que o licenciamento anual é um dos principais instrumentos para garantir que os veículos estejam aptos a circular e que o trânsito ocorra de forma mais segura e organizada. Segundo ela, manter o documento em dia é uma atitude que protege não apenas o condutor, mas toda a coletividade.
“Quando o proprietário mantém o licenciamento em dia, ele está assumindo um compromisso com a segurança no trânsito. O licenciamento é o que comprova que aquele veículo está regularizado e em condições legais de circulação. Isso ajuda a prevenir irregularidades, facilita a fiscalização e contribui para um trânsito mais organizado e mais seguro para todos. É um cuidado simples, mas essencial, que evita transtornos e demonstra respeito à vida", pontua.
Manter o licenciamento em dia é uma medida essencial para evitar transtornos, apreensões e impedimentos legais, além de contribuir para a organização do trânsito e para a segurança viária. Circular com veículo não licenciado é infração gravíssima, prevista no artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo ao pátio até a regularização.
Texto: Brendo Freitas/Ascom Detran