REGISTRO DE MARCAS É TEMA DE LIVE PARA EMPREENDEDORES
31/10/2021 06:07 em Oportunidade

As Lives são parte importante da programação da V Feira de Negócios de Canaã dos Carajás e apresentam temáticas específicas

As lives “Você na Fenacan”, programação especial da V Feira de Negócios de Canaã dos Carajás, trazem sempre temáticas esclarecedoras aos empreendedores. A desta quarta-feira (27), não foi diferente. A conversa girou em torno da importância do registro de marcas, e contou com a participação do consultor do Sebrae, Paulo de Tarso Melo, advogado especialista em propriedade intelectual e de Elias Alves, coordenador da Sala do Empreendedor da Secretária Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Canaã - Semdec.

O papo serviu ainda para esclarecer a diferença entre patentes e marcas, já que muita gente acaba confundindo os dois termos. Segundo Paulo de Tarso Melo, “a patente é tratada quando se inventa algo, e marcas são os sinais distintivos, que vão identificar os produtos e serviços para o mercado consumidor”, detalhou.

O consultor do Sebrae destacou ainda a grande necessidade de proteção da marca, “pois ela traz a reputação do seu negócio, não importando o tamanho desse negócio”, disse Paulo de Tarso.

Para Elias Alves a marca é de suma importância para o microempreendedor na relação com seu público-alvo. “A marca é o primeiro contato seu com o cliente, daí a importância de protegê-la. Ela é a propriedade mais importante da sua empresa”, reforçou.

A conversa com os dois especialistas também descreveu o passo a passo para se obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ e a formalização do registro da marca, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

“Você só é proprietário da marca após o seu devido registro junto ao INPI”, declarou Paulo de Tarso.

Segundo ele, a marca tem uma função social importante e não pode deixar de ser utilizada pelo período de cinco anos, com risco de ser requerida por outra pessoa, ficando assim disponível no mercado.

Elias Alves também esclareceu como a Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento pode colaborar com orientações adequadas aos empreendedores locais, “Na sala do empreendedor são realizados os processos de abertura e formalização para o microempreendedor individual, que possuem negócios que faturam até 81 mil ao ano”. A orientação é fundamental para novos empresários que desejam sair da informalidade.

Serviço – Acompanhe as lives da V Feira de Negócios de Canaã dos Carajás, toda quarta, quinta, sexta e sábado, a partir das 20 horas.

Texto: Rosa Borges

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!