PUBLICIDADE
Eclipse lunar total: fenômeno poderá ser visto de todo o Pará; saiba como
04/05/2022 10:31 em Novidades

Maio traz aos apreciadores de astros celestes um dos fenômenos naturais mais admirados: o eclipse lunar total. Entre as 22h30 do domingo, dia 15, e 3h50 de segunda-feira, 16, a lua passará pelo encobrimento total por causa da projeção da sombra da Terra. O fenômeno poderá ser visto em todo o Pará, para deleite dos admiradores. Já do ponto de vista da astrologia, o momento requer cautela na tomada de decisões importantes.

O professor Luís Carlos Crispino, do Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro-UFPA), explica que o eclipse é um fenômeno natural que acontece, geralmente, duas vezes a cada ano, mas nem sempre de forma total. Apesar de haver a previsão de um outro eclipse lunar em novembro de 2022, o fenômeno deste mês pode ser considerado “o eclipse do ano”, porque é o único que poderá ser visto no Brasil.

“É normal termos mais de um eclipse por ano. Nos anos de 2027 e 2028, por exemplo, teremos três eclipses lunares. Em 2027 serão três eclipses lunares penumbrais, ou seja, parciais. Já os dois eclipses lunares deste ano serão totais, isto é, com a lua totalmente encoberta pela sombra da Terra, mas apenas o fenômeno de maio poderá ser visto do Brasil. Temos só que torcer para as nuvens não encobrirem a Lua na hora do eclipse”, comenta o especialista.

 

O LIBERAL 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE