Canaã dos Carajás conseguiu 190 doadores de sangue durante a campanha realizada neste fim de semana, na Unidade de Saúde Lucas Lourenço leite, no Novo Horizonte. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de saúde e pelo Hemopa, visou a arrecadação para garantir o estoque de sangue no município e ajudar a salvar vidas.
Quem participou, destacou a importância da campanha, como o técnico de enfermagem Laugenir Silva, que é doador há 17 anos. “É um sentimento de utilidade que a gente tem de saber que a gente pode doar um pouco desse líquido precioso pra ajudar outras vidas, isso nos dá uma satisfação muito grande”, disse.
Para a biomédica Alessandra Fontenele, que atuou na coordenação da campanha, quem doa “pode estar salvando uma vida, tanto para o sangue total, tanto plaquetas, que muitas vezes em época de dengue é importante, quanto o plasma também”, disse.
O município deve realizar, em breve, outras campanhas de doação. Para doar, o cidadão precisa ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado, porém, não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação. Além disso, o candidato a doador precisa ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da ação.