CMDCA realiza I Fórum para discutir prevenção da gravidez na adolescência em Canaã
12/04/2023 11:42 em Novidades

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realiza, neste sábado (15)às 8h, o I Fórum com e para adolescentes com o objetivo de discutir o autocuidado, a autorresponsabilidade e projetos de vida. O fórum será realizado na Escola Maria de Lourdes e contará com a participação de 240 adolescentes de escolas municipais e estaduais.

Com duração de 8 horas, o fórum abordará os seguintes temas:

  • Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e automutilação;
  • Como são formados os meus valores e atitudes;
  • Adultos e adolescentes, que comunicação é essa;
  • Corpo, sexualidade, gênero e eixos que regem gênero;
  • Gravidez não planejada na adolescência;
  • Diversidade sexual, homofobia, bullying, álcool e outras drogas.

De acordo com dados apresentados pelo CMDCA, a média de gravidez na adolescência latino-americana é de 66,5 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos, considerada a segunda maior taxa do mundo, atrás apenas da média da África Subsaariana.

Dados do CIDACS-Fiocruz (Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde) também apontam que entre os nascidos vivos de mães adolescentes, em 2020, a maior concentração está na região Norte, com 21,3%, sendo o Pará o estado brasileiro com maior índice de gravidez de jovens com idades entre 10 e 19 anos, segundo o DATASUS.

O principal objetivo do fórum é mobilizar e conscientizar adolescentes e jovens nas temáticas de sexualidade na adolescência, que foca no autocuidado e na autorresponsabilidade, construindo pontes para discutir a gravidez na adolescência, o protagonismo juvenil e projeto de vida. Dessa forma, o fórum busca contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e produtivo dos jovens em Canaã dos Carajás.

A proposta da equipe é trabalhar a prevenção à gravidez na adolescência, fortalecendo os/as adolescentes para reconhecerem situações de vulnerabilidades mais recorrentes e aprenderem a se posicionar diante delas.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS.

COMENTÁRIOS