Apicultores de Marabá e região recebem treinamento da Adepará
10/05/2023 10:05 em Novidades

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que atuam no Programa Estadual de Saúde das Abelhas, chegaram à região sudeste nesta terça-feira (9), para uma semana de atividades direcionadas a apicultores e meliponicultores. Os fiscais agropecuários realizam ações em quatro municípios, levando informações sobre prevenção de doenças e pragas em colmeias.

A programação começou em Marabá, e prosseguirá ao longo da semana em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Floresta do Araguaia, por meio de encontros com apicultores e meliponicultores, cadastro de apiários e meliponários e reuniões técnicas.

De acordo com a gerente do programa, fiscal agropecuária Samyra Albuquerque, o cadastro agropecuário é a base da defesa sanitária, pois permite realizar o controle e a erradicação de doenças e pragas, que podem entrar no estado e dizimar as colmeias.

“O cadastro permite o controle da sanidade e do trânsito das abelhas, e ainda traz benefícios ao criador que deseja comercializar o mel, direcionando seu produto para um estabelecimento de beneficiamento registrado, para comercialização. Sem o cadastro, a atividade encontra-se na clandestinidade, ou seja, não é reconhecida. O produto não agrega valor, e o criador acaba deixando de lucrar com a atividade”, ressalta a fiscal agropecuária.

Programação

  • Canaã dos Carajás – 10 de maio, 9h
    Local: Usina da Paz, na Avenida D, bairro Ouro Preto, sede municipal de Canaã dos Carajás
  • Parauapebas – 11 de maio, às 9h
    Local: Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), na Rodovia Faruk Salmen, Quadra 01, lotes 01 a 08, bairro Porto Seguro
  • Floresta do Araguaia – 12 de maio, às 9h
    Local: SindSaúde, na Rua 9, n° 1177 – Centro, próximo à Casa da Alegria
  • fonte : ZE DUDU
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!