Canaã Cidade Junina 2023 tem noite de lançamento
08/06/2023 11:10 em Novidades

“Meu coração quando entra o mês de junho se enche de alegria, é um mês de muita alegria para todos nós, para quem curte festa junina e hoje anunciar o evento, é um dia de muita emoção”. Assim a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha declarou sobre a abertura do Canaã Cidade Junina 2023 que acontecera nos dias 24 de junho a 09 de julho. Na noite desta segunda-feira (05), a prefeita, juntamente com o Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Antônio Carlos da Silva Ribeiro, reuniram com membros da imprensa da região e com grupos juninos da cidade para o lançamento do evento de 2023. O encontro aconteceu na sede do Núcleo de Iniciação Cultural (NIC), e houve um bate-papo com os presentes. O evento foi transmitido em uma live nas redes sociais oficiais da prefeitura e contou com apresentação da Sinfonia da Paz e demonstração de danças de duplas de grupos juninos locais como Kantiguele, Junina Canaã, Sonho junino, Junina Chapéu de Fogo, Xodó do Agripino.

“É uma festa que movimenta, que aquece a nossa economia local, é uma festa que faz parte da nossa segunda matriz econômica que é o turismo de eventos. Nós temos que desenvolver e trabalhar o turismo. O Canaã Cidade Junina faz parte dessa história, vai ser um marco na nossa Canaã dos Carajás. A nossa expectativa é atrair cerca de 300 mil pessoas para circular durante esses 16 dias de evento, ano passado foram 200 mil pessoas.” Iniciou a prefeita Josemira Gadelha em seu discurso e concluiu: “Dizer para vocês que a Canaã Cidade Junina ficou marcada no coração de cada um que foi naquela festa, que assistiu às apresentações juninas, aquele que brincou também, aquele que trabalhou na festa, o empresário que esteve lá vendendo seu algodão-doce, a pipoca, o artista que veio se apresentar. A Canaã Cidade Junina é o berço da cultura em Canaã dos Carajás.”

“Esse ano o Canaã Cidade Junina vem tão forte quanto a primeira edição, nós teremos 17 dias de festa, onde os nossos artistas juninos estarão mostrando seu talento, nossos artistas estarão ali, colocando dentro daquele Quadrilhodómo tudo que eles treinaram durante 10 meses ou mais. A nossa Cidade esse ano, ocupará um espaço grandioso”. Declarou Antônio Carlos no início do seu discurso.

Algumas perguntas foram respondias pela prefeita, Josemira Gadelha e o presidente da Funcel Antônio Carlos (Carlinhos), confira abaixo.

Imprensa: Para a população de Canaã de Carajás, na sua visão, qual será o ponto positivo de uma edição desse Festival?

Josemira: “A nossa expectativa é a melhor possível, é movimentar na nossa economia cerca 8 a 10 milhões de reais, na nossa economia local. Nós sabemos que com esses eventos aquecemos a economia desde a rede hoteleira, ao restaurante, aquela pessoa que coloca sua barraquinha na festa junina, ao rapaz dos brinquedos, a moça do pula-pula, todo mundo fatura no Canaã Cidade Junina, a nossa economia local fica totalmente aquecida.”

Imprensa: Como serão as premiações? E como será a participação dos grupos locais de Canaã?

Carlinhos: “As premiações esse ano estarão se aproximando de 400 mil reais, distribuídos entre as competições municipais, a intermunicipal, e a nacional. Esse ano estamos esperando a participação de sete grupos juninos de Canaã dos Carajás, tivemos um aumento de quase 100%, ano passado foram quatro grupos que se apresentaram, e esse ano provavelmente sete grupos estarão fazendo um show no Quadrilhodrómo do Canaã Cidade Junina.”

Imprensa: O que pode ser adiantado sobre a estrutura deste mega evento?

Carlinhos: “Esse ano o Canaã Cidade Junina ocupa uma área de aproximadamente 60.000m², essa área será distribuída para a Cidade que iremos montar no local, o Quadrilhodrómo, uma área de concentração com bastante espaço para nossos brincantes, área do circo, do parque e também a área de show. Ressalto para todos que novamente teremos parque e circo totalmente gratuito para nossas crianças. Teremos uma praça de alimentação com mais espaço, toda preparada para receber todos os públicos, acesso para cadeirantes. Esse ano inovamos em toda estrutura que será colocada no Canaã Cidade Junina.”

Foto: Diego Barbosa

Imprensa: O que as pessoas que vem de outros municípios podem esperar?

Josemira: “A nossa expectativa é que as pessoas que cheguem em Canaã dos Carajás e encontrem uma cidade receptiva como ela já é, uma cidade caracterizada de festa junina, uma cidade em clima de festa, uma cidade pronta e preparada para recepcionar as pessoas do nosso Brasil. Nós estamos enfeitando as ruas, nosso pedido é que no comércio local todos também coloquem bandeiras, os restaurantes, hotéis, todos fiquem caracterizados de festa junina. Os nossos visitantes têm que sentir a empolgação da festa quando eles entrarem na nossa Canaã dos Carajás. Vão encontrar música, comida boa, gente alegre, diversão, vão encontrar uma Canaã Cidade Junina 2023 fazendo festa para as famílias, é uma festa que podem trazer as crianças, a avó, a tia, o avô, todos podem se divertir, tem espaço para tudo na nossa Canaã dos Carajás. Uma economia totalmente aquecida para que sirva de exemplo para outros munícipios, que é possível desenvolver a cidade a partir da cultura.”

Imprensa: O que pode se adiantado sobre a estrutura do evento?

Carlinhos: “No ano passado, a estrutura que foi montada para o Canaã Cidade Junina. Na verdade, a gente não esperava esse sucesso que foi. Tivemos ali mais de 200 mil pessoas passando dentro da nossa cidade. E com isso, foi-se trabalhado outro formato de estrutura. Então teremos com certeza, um espaço para receber mais de 300 mil pessoas com conforto, uma praça de alimentação bem organizada. Dando com certeza condições de trabalho para todos os comerciantes que ali participarem. Para o qaudrilhódromo, a gente conseguiu dobrar o número de pessoas, e isso já foi uma mudança muito grande. A área de concentração vem também em outro formato, a área de imprensa também. A gente conseguiu dar uma modernizada.”

Foto: Diego Barbosa

Imprensa: A gente já viu que vai ter dois shows e quais são as programações do festival esse ano. E já que vamos receber nesses dias 300 mil pessoas, quais as medidas vão ser tomadas para garantir a segurança?

Carlinhos: “A gente tem trabalhado todo um projeto para a parte de segurança também, além da mão de obra humana que são os seguranças que compõe toda a Cidade Junina. Esse ano a gente vem com um diferencial que é um sistema de monitoramento. Esse sistema de monitoramento, além de registar o registro facial, ele também contabiliza e vamos ter dentro de todo espaço da cidade esse monitoramento.”

Imprensa: Sobre as medidas de acessibilidade, vocês estão pensando para as pessoas com deficiência curtirem melhor o evento?

 

Carlinhos: “O projeto do Canaã Cidade Junina 2023 foi pensado em todos os públicos. Ano passado tivemos acesso ao cadeirante, mas não como vamos ter de verdade esse ano. Foi pensado, trabalhado e projetado esse acesso.”

FONTE: PREFEITURA DE CANAÃ DOS CARAJÁS.

COMENTÁRIOS