De acordo com informações divulgadas pelo Detran, atualmente existem no Brasil pouco mais de 70 milhões de pessoas que possuem Carteira Nacional de Habilitação, a nossa famosa CNH.
Mas, o que muitos podem não saber é que assegurar a CNH é tão difícil quanto obtê-la. Tal pois, cada transgressão cometida no trânsito reflete no status da habilitação e pode gerar o seu eventual bloqueio. Sendo assim, caso você seja um condutor habilitado, veja detalhes sobre o funcionamento do documento e confira quantos pontos é possível levar por conta do pneu do seu veículo.
É um fato tanto quanto óbvio que conduzir um veículo automotor é uma atividade arriscada. Dirigir pelas ruas brasileiras, mesmo que com muita cautela, pode oferecer riscos à integridade física de condutores, passageiros e até mesmos pedestres do nosso país. Por isso, se faz de suma importância que a legislação brasileira trate o trânsito com a devida seriedade. Sendo assim, cada infração que ocorre no trânsito é seguida de uma punição por menor que ela possa ser.
Existem duas formas de punir um condutor infrator: multas e pontos na CNH. As multas funcionam de forma bem clara, sendo assim, vamos entender como funcionam os pontos. As infrações de trânsito se classificam entre leves, médias, graves e gravíssimas.
Cada uma delas corresponde a uma quantidade de pontos que devem ser aplicados ao documento do condutor. Quanto mais grave a transgressão, mais pontos. Hoje em dia, contamos com 3, 4, 5 e 7 pontos respectivamente de acordo com a gravidade da infração. Ao atingir 40 pontos, o condutor sofre o bloqueio de sua carteira de habilitação.
Um pneu “careca”, por exemplo, pode ser altamente perigoso para todas as pessoas envolvidas no trânsito. Isso porque, um veículo com pneu em mau estado fica instável, apresentando dificuldades na hora de frear e se tornando mais suscetível a derrapagens em pistas molhadas.
Por isso, dirigir com o pneu careca se classifica como uma infração. A punição para este ato é de multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH. Ou seja, uma infração grave. Caso a pessoa esteja perto do limite de pontos na CNH e seja vista trafegando com pneus carecas, corre o risco de perder a habilitação.
fonte: DOL