Temporal derruba árvores, provoca alagamentos e falta de energia em Belém
Novidades
Publicado em 20/07/2023

Ventos fortes e chuva provocaram estragos em Belém na noite desta quarta-feira (19) em diferentes vários pontos da cidade. Há registro de falta de energia, queda de árvores, alagamentos e estruturas danificadas - veja no vídeo acima. Não há registros de feridos, segundo a prefeitura.

 

Até a meia noite desta quinta-feira (20), agentes da Defesa Civil contabilizavam os prejuízos. Um uma rede social, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) afirmou que a força do vento derrubou árvores jovens, além e galhos de árvores mais antigas. A velocidade do vento não foi divulgada.

 

"É surpreendente a velocidade do vento a ponto de derrubar mangueiras jovens, o que nos leva a crer que realmente foi algo que jamais ocorrera em Belém do Pará", disse prefeito.

 

Foram identificadas quedas de galhos nas avenidas Nazaré e José Malcher e de árvores nas avenidas Presidente Vargas, Assis de Vasconcelos, Gentil Bittencourt e Rômulo Maiorana e nas travessas Apinagés e Generalíssimo, informou a Prefeitura de Belém.

 

 

Uma tela de proteção usada em prédios em construção caiu na rua Antonio Barreto sobre a fiação da rede de energia

 

O vento forte também derrubou parte das telhas do posto da Guarda Municipal localizado na Basílica. Uma porta de vidro da igreja também quebrou com a força do vento.

 

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que por conta da chuva, problemas elétricos afetaram os sistemas de abastecimento e o fornecimento de água está suspenso em algumas áreas de Belém e Região Metropolitana.

 

Em nota, a Equatorial Pará disse "que suas equipes seguem trabalhando, sem medir esforços, para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em alguns trechos dos bairros do Umarizal, Pedreira, Marco, Jurunas, São Bras e Cremação".

 

A Equatorial também informou que "quedas de árvores e outros objetos sobre a rede elétrica aumentaram o impacto das interrupções e que equipes extras foram acionadas para reforçar o atendimento na capital paraense para que o serviço seja normalizado no menor tempo possível".

 

 

Guarnições do Corpo de Bombeiros estão em atenção para o atendimento de ocorrências e o monitoramento no Centro Integrado de Operações (Ciop) foi reforçado para garantir a segurança, informou o governador Helder Barbalho, por meio das redes sociais.

 

Em um comunicado, a Prefeitura de Belém informou que "equipes estão nas ruas atuando em várias frentes de trabalho após forte chuva na cidade, com recolhimento de material vegetal, agentes orientando o trânsito e equipe da defesa civil mobilizados".

 

"A Prefeitura segue monitorando junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) as condições climáticas que ocasionaram quebras de galhos e quedas de árvores em alguns pontos da cidade".

fonte: G1 PARÁ.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!