Prefeitura de Canaã dos Carajás realiza manhã de lazer para pessoas com deficiência
22/09/2023 11:30 em Novidades

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e da Secretaria da Mulher e Juventude (SEMMJU), realizou nesta quinta-feira (21), uma manhã de lazer para pessoas com deficiência e familiares. Durante a programação foram realizadas apresentações em libras e apresentação do 1º time de atletas da Bocha do Sul e Sudeste do Pará. Além disso, a ação contou com atividades esportivas e artísticas, oficinas e a sala sensorial, onde predominam a luz, sons, cores e texturas que despertam os sentidos humanos, favorecendo o desenvolvimento intelectual.

 

Em 2023, cerca de 640 famílias com pessoas com deficiências já foram atendidas pela rede de apoio do município. Agna Maria Silva, secretária de Desenvolvimento Social, destaca a importância da luta pelos direitos da pessoa com deficiência. “Precisamos estar de braços dados com as pessoas, para que os direitos de todos sejam garantidos, independentemente de qualquer deficiência, nós estamos trabalhando juntos ao longo do tempo para tornar nossa Canaã mais acessível e que todos possam ser felizes.”, enfatizou.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal para que Canaã dos Carajás seja cada vez mais inclusiva. A entidade oferece diversos atendimentos profissionais para o público PcD, com fisioterapeuta; nutricionista, educador físico; psicólogo; terapeuta ocupacional; fonoaudiólogo; pedagogos e psicopedagogos.

 

Ana Lúcia Souza, tem duas filhas com deficiência que são atendidas há 15 anos pelos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e APAE, para ela, o apoio que as famílias recebem é essencial. “É muito importante, nos sentimos acolhidos, tenho visto só avanço, só tenho a agradecer que o nosso município é sensível, se importa tanto na parte médica quanto na educação também. Eu sou muito feliz por que não são apenas elas que são colhidas, mas eu também sou. Quando nossos filhos estão felizes, nós também estamos.”, declarou emocionada.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

 

Fotos: Diego Barbosa

Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!