Na manhã desta quarta-feira (27), o Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG) recebeu o selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A certificação de qualidade é conferida pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O HMDG é o primeiro a receber o selo no sul e sudeste do Estado do Pará e está entre os 325 hospitais que possuem a certificação, representando 10% das maternidades brasileiras.
Entre os objetivos do IHAC estão diminuir a morbimortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação, capacitar profissionais de saúde para garantir uma assistência de qualidade e abolir a prática de distribuição de suprimentos gratuitos ou de baixo custo de substitutos do leite materno em maternidades e hospitais. O aleitamento materno integral protege bebês contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade na vida adulta.
Para ser amigo da criança, o hospital deve, também, respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Segundo a diretora do HMDG, Gizele Moreira, há um ano e seis meses foi formada a comissão de profissionais dedicados a implementarem as condicionantes do selo e a mudança já dá frutos entre os pacientes. “Com a mudança de conduta, hoje, 98% dos bebês que nascem no hospital tem alta em aleitamento materno exclusivo.”, contou.
O secretário de saúde de Canaã dos Carajás, Marcos Silveira, afirmou que o resultado positivo foi um esforço conjunto de toda a equipe do centro de saúde. “Sou agradecido pelas centenas de profissionais que atuam no hospital pelo comprometimento. Para conseguirmos, foi necessário assimilarmos novos conhecimentos, adquirirmos novas atitudes, aprender e ser capaz de implementar mudanças. E elas não param. Vamos continuar inovando para prestar o melhor atendimento ao cidadão.”, afirmou.
Segundo especialistas, bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora.
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, também comemorou o feito. “É de se admirar o trabalho realizado pela Saúde de Canaã. Estamos ampliando nossos serviços e capacidades. O selo nos dá mais certeza de que nossas mães e bebês estejam sendo bem cuidados e protegidos do momento em que dão entrada até a saída da maternidade.”, concluiu.