Jacundá, Itupiranga e Eldorado do Carajás entram para o Mapa do Turismo Brasileiro
06/03/2024 10:53 em Novidades

Os municípios de Jacundá e Itupiranga, ambos da Região Turística Lago de Tucuruí, e a cidade de Eldorado do Carajás, na Região Turística de Carajás, agora fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, que é o mais importante instrumento de políticas públicas do Governo Federal pelo Ministério do Turismo. Além deles, os municípios de Ananindeua, Altamira e Dom Eliseu também renovaram os seus cadastros.

O Mapa do Turismo Brasileiro faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que define a área, o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas integradas entre municípios e/ou regiões, a partir dos atrativos existentes e o trabalho conjuntos por segmentos, como sol e praia, cultural, de lazer, natureza, aventura, dentre outros. 

Eldorado
Eldorado

“A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) tem capacitado os gestores municipais sobre estes conceitos e o funcionamento do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), a institucionalização das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a criação e planos de ação dos Conselhos Municipais de Turismo, o papel dos interlocutores municipais, regionais e estaduais do PRT, os critérios para a inclusão no Mapa e ainda o uso da plataforma do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, o Sismapa”, explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa. “Nosso objetivo contínuo é ampliar a participação dos municípios paraenses”, diz.

A presença do município no Mapa indica que este já está organizado em termos de ferramentas de gestão voltadas ao turismo, o que o coloca em uma série de vantagens para o desenvolvimento de políticas públicas e estímulo às áreas de infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas.

Jacundá – A cidade de Jacundá, localizada no sudeste paraense, foi fundada em 1952 e possui uma rica história que remonta aos tempos coloniais. Durante séculos, a região foi habitada por povos indígenas. Uma das principais atrações turísticas da cidade, o Parque Nacional, abriga uma grande variedade de espécies de plantas e animais. O parque oferece trilhas para caminhadas, passeios de barco e uma série de atividades ao ar livre. É um lugar perfeito para os amantes da natureza e para quem busca momentos de tranquilidade e contemplação.

Os pratos típicos se destacam pelos peixes de água doce, como o tambaqui e o pirarucu. A cidade também é conhecida pela produção de frutas tropicais, como o açaí e o cupuaçu. Uma das festas mais famosas é o Festival do Tambaqui, que acontece todos os anos e reúne moradores e turistas em torno de pratos típicos feitos com o peixe. Além disso, a cidade também realiza festas religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo.

 

Itupiranga
Itupiranga

Itupiranga – A cidade de Itupiranga, também no sudeste paraense, é conhecida pelas belezas de suas praias e trilhas em meio a natureza. A praia do Araruna, por exemplo, é um verdadeiro paraíso tropical, com suas águas cristalinas e areias brancas. Localizada às margens do Rio Tocantins, a praia oferece uma estrutura completa para os visitantes, com quiosques, restaurantes e atividades aquáticas. É o local perfeito para relaxar, pegar aquele bronzeado e se refrescar nas águas do rio.

Outro atratrivo é a trilha da Cachoeira do Arco-Íris, uma das mais famosas de Itupiranga. Com uma extensão de aproximadamente 5 km, a trilha leva os visitantes por uma caminhada em meio à natureza, passando por riachos, matas e, é claro, a deslumbrante cachoeira. A queda d’água forma um arco-íris natural, proporcionando um espetáculo de cores e beleza.

Outro ponto famoso no município é o Mirante do Pôr do Sol é o lugar perfeito para apreciar uma das vistas mais deslumbrantes de Itupiranga. Localizado no alto de uma colina, o mirante oferece uma visão panorâmica da cidade e do Rio Tocantins.

Eldorado dos Carajás – A Serra dos Carajás é uma das principais atrações turísticas de Eldorado dos Carajás, principalmente para que é adepto ao turismo ecológico. Com uma altitude de aproximadamente 700 metros, a serra oferece uma vista panorâmica deslumbrante da região. Além disso, é possível realizar trilhas ecológicas, observar a fauna e flora local e visitar as famosas cavernas da região. Cachoeira do Tucunaré, Museu de Eldorado dos Carajás, Parque Nacional dos Carajás e o Mirante do Morro dos Macacos são atrativos imperdíveis da cidade.

(Agência Pará)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!