Adepará recebe novos veículos do Governo do Estado para reforçar ações de defesa agropecuária
17/04/2024 09:02 em Novidades

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) recebeu 40 veículos novos do Governo do Estado para reforçar as ações de defesa agropecuária executadas em todo o território paraense. As entregas ocorreram na tarde desta terça-feira (16), em Belém.

Os novos veículos fazem parte do projeto de reestruturação da Agência, que visa garantir o atendimento dos produtores e que agora renova sua frota, sendo esta a primeira entrega de um total de 95 carros, um investimento de R$ 6 milhões para o setor agropecuário paraense. 

"Entregamos hoje, a primeira parte de 95 veículos da Agência de Defesa Agropecuária. Nesta entrega, 40 veículos novos espalhados por todas as regiões do Estado para fortalecer a produção paraense, a defesa agropecuária e garantir a possibilidade de emprego e renda para nosso Estado", ressaltou o Governador Helder Barbalho.

O diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, reforça que os veículos garantem a manutenção dos status sanitários do Estado, que é livre de pragas e doenças, possibilitando o acesso à toda a região do Estado. 

"Para a Agência conseguir manter o objetivo que é o controle sanitário e garantia da produção agropecuária do Estado isenta de pragas e doenças, ela precisa estar devidamente estruturada e com condições para realizar as atividades, e é neste sentido que o Governo do Estado estrega 40 veículos novos para fortalecer o programa de reestruturação da Agência, além de proporcionar condições para que nossos servidores cheguem as propriedades rurais de difícil acesso", disse Jamir.

Os 10 veículos, modelo Jeep Renegade e 30 Fiat Toro, irão reforçar o trabalho diário que a Agência de Defesa desenvolve atualmente, além de garantir as ações de fiscalizações e vigilâncias epidemiológicas que serão intensificadas por conta do novo status sanitário que o Estado conquistou recentemente, o de Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação. 

A nova frota também contribuirá para a implementação do programa de Rastreabilidade Bovídea, que visa obter o controle efetivo do trânsito de cada animal pelo território paraense, e seu processo será coordenado pela Agência de Defesa.

Reestruturação

A Agência de Defesa Agropecuária vem passando por um processo de reestruturação, com investimentos tecnológicos, com a implantação de seu próprio Sistema de Gestão Agropecuária (Sigeagro), aquisição de 13 lanchas voadeiras, que estão reforçando as ações nas regiões do Baixo Amazonas e do Marajó. 

"É importante frisar que o Governo do Estado vem investindo pesado na reestruturação da Agência de Defesa, este ano já recebemos 13 lanchas voadeiras, agora a entrega de novos veículos e posteriormente, serão colocadas a campo 50 motocicletas. Tudo isso, para que possamos atender o produtor de forma rápida, e chegar as propriedades com mais distantes, seja por água, terra e de outra forma que seja necessária", finaliza o diretor-geral. 

Os investimentos, que somam mais de R$ 10 milhões, contribuem para diversas atividades da Agência de Defesa, como as fiscalizações nas propriedades, revendas e no trânsito agropecuário, a vacinação assistida, vigilância agropecuária e a inspeção de produtos de origem animal e vegetal. 

Em breve, a Agência ganhará mais 50 motocicletas que fortalecerão ainda mais os trabalhos em prol do desenvolvimento da agropecuária paraense. 

por AGÊNCIA PARÁ.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!