Prefeitura inaugura base do SAMU em Canaã dos Carajás
Novidades
Publicado em 02/07/2024

“É um dia de gratidão e também um marco para o município. Esse serviço vai salvar muitas vidas e beneficiar toda a população”. Essas foram as palavras do secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira, durante a inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Canaã dos Carajás. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (1), no local que fica no bairro Novo Horizonte 2.

O serviço possui duas unidades móveis para atender casos de diversas gravidades. Sendo uma ambulância de suporte básico, equipada com os recursos necessários para o atendimento inicial, como oxigênio e desfibrilador, e uma ambulância de suporte avançado, com equipamentos mais complexos, como ventiladores mecânicos, medicamentos avançados e monitorização cardíaca. A base conta com infraestrutura completa para promover repouso aos socorristas que estarão preparados para atender aos chamados.

Como funciona o SAMU?

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência opera em regime 24 horas, todos os dias da semana, com uma central de regulação que recebe as chamadas telefônicas. Quando alguém disca o número 192 (número de emergência do SAMU), uma equipe de atendimento recebe as informações e encaminha a chamada para um médico regulador de plantão, que acolhe o cidadão e identifica o tipo de assistência necessária. 

Caso o problema não seja resolvido via telefone, a unidade móvel é destacada para o local do chamado.  Todo esse atendimento é realizado em regime de urgência, visando socorrer, evitar fatalidades ou promover a melhor recuperação possível do paciente.

A cerimônia de inauguração teve participação dos servidores da secretaria de saúde e demais órgãos públicos, da prefeita de Canaã dos Carajás Josemira Gadelha, do vice, Zito Augusto, do presidente da Câmara dos Vereadores, Dinilson José, dos vereadores Miguel da Saúde, Criatura e Anuarinho e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Portela.

POR PMCC.

Comentários