De 2019 a 2024, o governo do Pará construiu e restaurou mais de 1.440 quilômetros de rodovias e 135 pontes, o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e, ainda, gera empregos em todo o território paraense.
A expansão das rodovias e a construção de pontes têm sido fundamentais para melhorar a mobilidade e a acessibilidade no Pará. Além disso, essas obras facilitaram o transporte de mercadorias e serviços, e também conectam comunidades, antes isoladas, ampliando as oportunidades de negócios e contribuindo para o crescimento econômico das 11 regiões de integração do Estado.
Esse avanço infraestrutural coincidiu com o desempenho notável da economia paraense, que se consolidou entre as 10 maiores do Brasil. Em 2021, o Pará registrou um PIB de R$ 262,9 bilhões, impulsionado, principalmente, pelos setores de metalurgia e mineração. Esse crescimento econômico refletiu-se no crescimento da participação do Pará na economia nacional, atingindo índice de 2,9%, o maior dos últimos 20 anos (2002 - 2021).
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Pará, Adler Silveira, destacou a importância desses investimentos para o desenvolvimento do Pará. "Estamos transformando a infraestrutura viária do Pará para garantir não apenas melhor mobilidade, mas também impulsionar o crescimento econômico de todas as regiões. Essas obras são fundamentais para conectar comunidades, facilitar o escoamento da produção e atrair novos investimentos para cá, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos paraenses."
Os impactos positivos dos investimentos não se limitaram ao crescimento econômico, mas também promoveram uma expressiva geração de empregos. As obras de infraestrutura viária criaram aproximadamente 26.188 empregos diretos, além de inúmeros postos indiretos, em benefício das comunidades locais.
O foco na contratação de mão de obra regional e na utilização de produtos e serviços locais ajuda a aquecer a economia das áreas adjacentes às obras, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
Morador de Barcarena, João Ferreira, é comerciante local e se anima com as boas novas promovidas pelo governo do Pará. "Antes dessas melhorias, levar nossos produtos para outras cidades era um desafio enorme, perdíamos tempo e dinheiro. Agora, o transporte está rápido e seguro e isso aumenta as nossas vendas, e traz mais clientes e oportunidades para o nosso negócio."
O ano de 2023 foi particularmente marcante para o mercado de trabalho no Pará, com saldo positivo de 44,8 mil empregos formais. Setores como Serviços, Comércio e Indústria lideraram esse crescimento, demonstrando o dinamismo e a resiliência da economia paraense em meio a um cenário nacional desafiador.
Os investimentos em infraestrutura realizados pelo governo do Pará, entre 2019 e 2024, exemplificam como políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de transporte podem atuar como motores de crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida. Com uma malha viária robusta e uma economia em expansão, o Pará se posiciona como um polo estratégico para investimentos e desenvolvimento no Norte do Brasil, consolidando-se como um exemplo de progresso e inovação.
POR AGÊNCIA PARÁ.