Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), do Corpo de Bombeiros e voluntários seguem no combate às chamas em Canaã.
Visando proteger a saúde pública e preservar a biodiversidade local, profissionais da área ambiental e de combate a queimadas mobilizam-se diuturnamente, atuando na linha de frente para o cessamento do fogo. Equipamentos como mangueiras de pressão, sopradores, tratores e caminhões-pipa auxiliam no combate. Além disso, uma equipe de logística faz o transporte de alimentos e combustíveis, oferecendo o suporte necessário para a atuação do grupo.
De acordo com a SEMMA, neste final de semana, imagens de satélite indicaram dois grandes focos de incêndio em Canaã dos Carajás, localizados na Fazenda Umuarama, Parque dos Campos Ferruginosos e Parque Veredas. Além disso, foram registrados pequenos focos de incêndio na zona urbana, aumentando consideravelmente a temperatura e a cortina de fumaça na região.
O Secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinicius, explica o cenário que o meio ambiente está enfrentando: “É um momento muito crítico não apenas na nossa região, mas em todo o Brasil. Estamos vivendo um dos anos mais quentes da história. O clima está seco e o país inteiro está sofrendo com essas queimadas; junto delas vêm diversos problemas de saúde pública e ambientais, causando enormes prejuízos como hospitais lotados e perdas significativas na nossa fauna e flora.”
Marcos destaca ainda a importância da colaboração da população no ato de denunciar e evitar queimadas ilegais: “Temos uma equipe de fiscalização que trabalha 24 horas por dia. Caso haja uma denúncia, garantimos o anonimato de quem nos acionar. Se algum morador souber de alguém que está cometendo um ato ilegal, pedimos que nos ajude. Sabemos que às vezes o morador só quer fazer uma limpeza no terreno, mas é necessário entender que este não é o momento ideal; é preciso ter consciência!”
Acesso ao Parque Veredas
Excepcionalmente neste final de semana, o Parque Veredas permanece fechado para concentrar as ações no combate às queimadas. Segundo a SEMMA, a expectativa é que brevemente o fogo seja controlado e o ambiente possa voltar a suas atividades normais, recebendo visitas da população.
Por ascom