Ex-prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita, não resistiu aos tratamentos contra um câncer e acabou morrendo nesta quinta-feira (19).
Diagnosticada com câncer no pâncreas no final do ano passado, Bel passou por cirurgia ainda em 2023, mas o problema não foi resolvido e ela voltou a ser internada na semana passada, no Hospital Porto Dias, em Belém, com quadro clínico crítico.
Ana Isabel Mesquita de Oliveira nasceu em Jundiaí (SP), e veio para Parauapebas logo no início do anos 80, tornando-se prefeita do município por dois mandatos – de 1997 a 2004. Elegeu-se deputada federal em 2006, destacando-se no Congresso Nacional por integrar as comissões de Educação e Cultura e de Seguridade Social e Família, tendo sido Procuradora-Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher em 2009. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff nomeou-a Secretária Nacional de Políticas de Turismo, cargo no qual permaneceu até o ano seguinte.
Sempre alegre e carismática, Bel se tornou uma pessoa muito querida por todos em Parauapebas, independente da classe social ou agremiação partidária. Parauapebas era para Bel uma “cidade gostosa de se viver” e aqui fez milhares de amigos, tanto que é seu desejo que seu corpo seja enterrado em Parauapebas.
Bel Mesquita, a primeira e única mulher a ser prefeita de Parauapebas (PA) por dois mandatos, assumindo a terceira administração da cidade após sua emancipação política e administrativa em 1988, sempre foi uma pessoa preocupada com as questões sociais. Sua história de vida demonstra isso desde sua adolescência.
Ana Isabel Mesquita Oliveira, nasceu em 24 de setembro de 1952 em Jundiaí (SP), é filha do industrial Eder Aparecido Mesquita de Oliveira(já falecido) e da professora aposentada Anna Luiza Cravinhos Mesquita de Oliveira. As irmãs Ana Cristina e Ana Cecília moram em São Paulo e o irmão Eder Mesquita morreu há mais de 10 anos.