Dow inicia processo de devolução e monitoramento ambiental da Mina Moju em Breu Branco
Novidades
Publicado em 04/11/2024

A Dow, indústria química, em atendimento à Licença de Operação nº 12548/202, comunica as ações para o processo de devolução da mina Moju, localizada no município de Breu Branco, no estado do Pará. A companhia realizou, no primeiro semestre de 2024, o monitoramento da fauna na área da mina que será desativada.

Essa atividade tem o objetivo de monitorar, nas estações secas e chuvosas da região, a existência e o comportamento de animais dos mais diversos portes no ambiente. Para tal, foram usadas câmeras trap (armadilhas fotográficas), bem como buscas ativas de animais em trilhas preestabelecidas ao longo da área da mina.

Na ação, foram encontradas espécies de aves migratórias que usam a área da mina como apoio no processo de migração e para acasalar.

Foram identificadas ainda espécies ameaçadas de extinção em nível estadual, nacional ou internacional:  


Leopardus tigrinus – gato-do-mato
 

Saguinus niger – sagui-preto

Com base nos dados coletados em campo, o monitoramento concluiu que a área da mina é de suma importância para a conservação da fauna regional e serve como um refúgio para esses animais. A Dow manterá o cronograma de ações de recuperação ambiental da antiga mina, devidamente alinhado com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará. As ações de recuperação com vista ao equilíbrio do ambienteserão desenvolvidas até o segundo semestre de 2026, quando serão finalizadas.

A Dow informa que está comprometida com a preservação ambiental da biodiversidade, bem como com o bem-estar das comunidades que estão no entorno da área da mina.”

Crédito imagens: DATA FAUNA

(Floresta News)

Comentários