“Mulheres Brilhantes, Negócios Fascinantes” é destaque na Fenecan
Novidades
Publicado em 13/11/2024

Em 2020, Érica Damaceno foi uma das ganhadoras do Concurso Gastronômico realizado durante a 5ª Feira de Negócios de Canaã (Fenecan), com o bolo “Sabor do Brasil”. Vencer a competição foi o impulso que faltava para o ímpeto de empreender. Hoje ela é fundadora de uma confeitaria que leva o seu nome, e esteve presente, mais uma vez, na Fenecan, na ala “Mulheres Brilhantes, Negócios Fascinantes”, dedicada exclusivamente às empreendedoras no evento, que pelo segundo ano consecutivo trouxe destaque às mulheres empreendedoras. O evento foi realizado entre os dia 6 e 9 desse mês.

Erica venceu concurso que deu impulso para empreender

Ela destaca que sua jornada foi marcada por dificuldades, mas a determinação e o apoio da comunidade lhe ajudaram a alcançar seus objetivos. Hoje, Érica não só oferece variedades de doces e bolos, mas também inspira outras mulheres a nunca desistirem de seus sonhos.

Diana Serra, mais conhecida como Ártemis, é artista e empreendedora, que trabalha com tatuagens. “Fui impulsionada pela vontade de criar algo que fosse não apenas belo, mas também significativo.”, conta. O estúdio dela foi mais um dos presentes no evento, na mesma ala.

Artemis, artista e tatuadora, esteve presente na 8ª Fenecan

Ela compartilha que, ao longo de sua jornada, enfrentou o desafio de construir uma marca em um mercado competitivo, mas a paixão por sua arte e a dedicação sempre foram seu combustível. Para ela, ser uma mulher no mundo do empreendimento e da arte “é um ato de coragem e amor àquilo que se faz”.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ferreira, as mulheres empreendedoras do município vem alcançando destaque. “Identificamos que em Canaã dos Carajás há uma quantidade parecida de empresas de homens e mulheres. Decidimos, então, homenagear essas mulheres, dar visibilidade e mostrar que elas estão no mercado de trabalho, se tornando empreendedoras de sucesso.”, explica.

Simone Gomes é psicoterapeuta, psicanalista, e massoterapeuta, e aponta que a receptividade do município foi fundamental para que seu empreendimento avançasse. “Aqui encontrei muitas portas abertas, e a ajuda da prefeitura foi fundamental para o meu crescimento.”, afirma.

Simone Gomes, massoterapeuta, presente na ala de mulheres 

A ala Mulheres Brilhantes também abriu espaço para a diversidade étnica. Elisangela Souza é fundadora da marca Dona Maria, que resgata a ancestralidade das mulheres negras no Brasil, unindo cosméticos naturais com práticas culturais afro-brasileiras.

Ela começou a produzir seus próprios cosméticos em casa, sem capital inicial, mas com muito conhecimento herdado de sua avó e mãe. “A marca Dona Maria é uma homenagem à minha avó e à minha mãe, que sempre usaram os recursos naturais para cuidados pessoais. Eles me ensinaram a valorizar a beleza da nossa cultura.”, explica.

Elisângela Sousa: marca que traz representatividade

Alessandra Oliveira, esteticista e fundadora da Laser by Alessandra Oliveira, finaliza destacando que ser mulher empreendedora traz muitos desafios, mas também muita satisfação. “Além de ser esteticista, também sou coordenadora de todo o projeto da clínica, e isso exige muita organização e foco.”, diz. Para ela, o apoio da prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico “tem sido essencial para o sucesso de seu negócio”.

Alessandra Oliveira: ser empreendedora é um desafio 

Para Fernanda Ferreira, é fundamental dar suporte e reconhecimento ao trabalho feminino e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura estão comprometidas em oferecer todo o apoio necessário para as mulheres empreendedoras.

“Mulheres como essas estão moldando o futuro da nossa cidade. Elas são a prova de que, com força e determinação, é possível empreender e crescer em qualquer área.”, finaliza.

Também participaram da ala as empreendedoras Cássia Rodrigues, Jordania Valente, Yatuzzi Marques, Karolayne Guedes e Maria Bonita. 

 

por PMCC

Comentários