USINA DA PAZ TUCURUÍ
Hospitais públicos do Pará conquistam reconhecimento em ações sustentáveis
Publicado em 20/08/2025 10:34
DESTAQUES 2025

Seis hospitais públicos do Pará alcançaram reconhecimento nacional por sua atuação ambientalmente responsável. As instituições foram certificadas com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. 

O reconhecimento representa o mais alto patamar de conformidade no monitoramento e divulgação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), auditadas e apresentadas de forma transparente.

Entre as unidades certificadas estão Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua), Jean Bitar (Belém), Hospital Geral de Tailândia, Regional Público dos Caetés (Capanema), Regional Público do Marajó (Breves), além do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém. Todos são geridos pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Foto: Divulgação

Além da assistência hospitalar de diferentes níveis de complexidade, as unidades integram sustentabilidade à rotina de atendimento, por meio de ações de redução de resíduos, economia de energia e água, reciclagem e projetos socioambientais.

Reconhecimento motivador

“Esse resultado só é possível graças ao empenho de cada gestor, profissional de saúde e colaborador que entende que cuidar das pessoas também é cuidar do meio ambiente. É um orgulho ver que o trabalho realizado nos hospitais públicos do Pará é reconhecido nacionalmente e serve de referência para outras regiões do Brasil”, ressaltou a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz.

Foto: Divulgação

HMUE 

Em Ananindeua, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) se destaca como referência no atendimento a adultos e crianças com traumas de média e alta complexidade. Manter a unidade dentro de um conceito sustentável, que alia uma assistência resolutiva com cuidado ao meio ambiente está entre as prioridades da gestão.

“Nosso compromisso vai além da qualidade assistencial. Trabalhamos diariamente para que cada processo dentro do hospital reflita uma gestão consciente, com responsabilidade ambiental e social. Alcançar o Selo Ouro é o reconhecimento de um esforço coletivo, que mostra que é possível oferecer um atendimento de excelência sem deixar de lado o cuidado com o planeta”, pontua o diretor executivo do Metropolitano, Marcelo Azevedo.

HGT

O diretor executivo do Hospital Geral de Tailândia (HGT), Eduardo Pereira, pontua que “receber novamente a certificação do Programa Brasileiro GHG Protocol reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade socioambiental. Desde 2014, seguimos aprimorando nossas práticas e estratégias, conscientes de que cada ação contribui para a construção de um futuro mais equilibrado. Esse reconhecimento nos estimula a avançar ainda mais, integrando a agenda climática global ao dia a dia da nossa gestão e dos nossos colaboradores”.

Aprovação – Maria Socorro da Costa, 49 anos, acompanha sua mãe, internada na Clínica Cirúrgica do HGT há 5 dias. A acompanhante parabenizou o hospital pela certificação recebida e reforçou a importância desse reconhecimento. “Quero parabenizar o hospital por receber mais uma vez essa certificação. A gente vê que o cuidado não é só com os pacientes, mas também com o meio ambiente e com o nosso futuro. Isso mostra a responsabilidade do HGT e dá mais confiança pra gente que precisa do hospital. É muito bom saber que existe essa preocupação em cuidar das pessoas e também da natureza, do meio ambiente, que também impacta na nossa saúde”, disse a usuária, que mora no município de Tomé-Açu, localizado a 141 km de Tailândia.

Foto: Divulgação

CIIR 

“É com imenso orgulho que anunciamos a conquista da certificação Ouro no GHG Protocol pelo sexto ano consecutivo, um ciclo ininterrupto que se inicia em 2019 e se estende até aqui. Esse reconhecimento reafirma o nosso compromisso com a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, um valor que permeia toda a nossa cultura institucional. Essa certificação é fruto do esforço conjunto de uma equipe dedicada, que alia inovação e responsabilidade socioambiental ao cuidado diário com nossos usuário”, declara Rejane Xavier, diretora Executiva do CIIR.

Aprovação – Regina Martins Lavareda é mãe de Eduarda Gabrielly Lopes de Oliveira, 13 anos, usuária do CIIR desde 2019. Para ela, o fato de a unidade de saúde contribuir para o meio ambiente é algo muito importante, principalmente para as crianças. “Algumas passam muito tempo aqui. São muito inteligentes. Então, essa preocupação ambiental também contribui para as nossas crianças, porque não percebem só melhoria na saúde, mas também melhoria para o futuro delas”.

HRPM 

Outra unidade contemplada com o Selo Ouro foi o Hospital Regional Público do Marajó, que mantém a certificação desde 2012, reafirmando, ano após ano, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Desde então, a gestão tem aprimorado continuamente suas ações em prol do meio ambiente.

Para Jusciely Machado, diretora executiva da unidade, “renovar o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol é motivo de orgulho para o HRPM, mas, acima de tudo, é fruto da dedicação diária de nossos colaboradores. Cada profissional que se empenha em cuidar da saúde da população também contribui para preservar o meio ambiente, tornando o HRPM referência em responsabilidade socioambiental há mais de uma década”, afirmou a gestora, que estendeu agradecimentos a toda equipe do hospital.

Foto: Divulgação

HJB

O diretor executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, não esconde seu orgulho em celebrar, com a equipe multiprofissional, a renovação do Selo Ouro do GHG Protocol pelo oitavo ano consecutivo. “Esse reconhecimento reforça nosso compromisso em manter uma gestão ambiental responsável e transparente, integrando práticas sustentáveis em todas as nossas atividades. No Hospital Jean Bitar, acreditamos que cuidar da saúde das pessoas também significa cuidar do meio ambiente, e esse resultado é fruto do empenho coletivo de nossa equipe, que diariamente busca conciliar excelência assistencial com responsabilidade socioambiental”.

Aprovação – Entre os usuários beneficiados com assistência oferecida pela unidade hospitalar, está Renalandia Fiel, 48 anos, dona de casa, da cidade de Belém, que é paciente do Programa Obesidade Zero. “Tem seis meses que fiz minha cirurgia bariátrica, onde antes cheguei a pesar 146 kg, e agora estou com 96kg. Minha vida antes era bem difícil e agora tenho outra vida com a saúde recuperada, só tenho que agradecer, pois sempre sou bem atendida neste hospital”.

HRPC 

Juliano Botero, diretor executivo do Hospital Regional Público dos Caetés, pontua que o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, representa o reconhecimento de âmbito nacional que certifica o compromisso da instituição com a responsabilidade socioambiental e a gestão sustentável.

“Isso ratifica que a nossa gestão está alinhada às estratégias do Governo do Estado do Pará, por meio de ações ambientais. Parabéns para nossa equipe e nossos usuários que são beneficiados com atendimento de excelência, de qualidade e segurança”, concluiu o gestor.

POR AGÊNCIA PARÁ

Comentários

Chat Online