Menu
A FLORESTA NÃO PODE PEDIR AJUDA, VOÇE PODE.
Colapso no aplicativo do Banpará em pleno Carnaval deixa milhares de clientes na mão
Por TV E RÁDIO WEB CIDADE
Publicado em 18/02/2026 17:38
INFORMAÇÕES

 

O aplicativo do Banco do Estado do Pará (Banpará) ficou fora do ar desde a manhã de sexta-feira (13), retornando apenas nesta quarta-feira (18), em pleno período de Carnaval — uma das datas de maior movimentação financeira do ano.

Durante todo esse período, milhares de clientes ficaram impossibilitados de acessar suas contas, realizar transferências, pagamentos e demais operações bancárias. O problema afetou especialmente pessoas que estavam viajando, muitas das quais relataram situações constrangedoras ao precisarem recorrer a terceiros para custear despesas básicas, como pagamento de hospedagem e transporte para retorno às suas cidades de origem.

Segundo o jurista Dr. Lorran Ribeiro dos Santos, ouvido pela reportagem, o episódio pode resultar em ações judiciais por danos morais contra a instituição financeira, considerando o prejuízo e os transtornos causados aos consumidores.

Já o especialista em Tecnologia da Informação, Paulo Chaves Castro, avalia que a recorrência de instabilidades transmite a impressão de que o sistema do banco está tecnologicamente defasado. “Não é normal que o aplicativo de uma instituição financeira com milhares de clientes apresente quedas constantes. É fundamental investimento contínuo em infraestrutura tecnológica e segurança digital”, afirmou.

Um cliente da agência do Banpará em Canaã dos Carajás relatou que as falhas não se restringem ao aplicativo. “É rotina o sistema ficar fora do ar. Há dias em que nem os caixas de autoatendimento funcionam”, disse. Apesar de destacar a cordialidade e o profissionalismo dos funcionários, o cliente ressalta que a qualidade do atendimento pouco resolve quando a estrutura tecnológica não oferece condições adequadas de operação.

A assessoria de comunicação do Banpará foi acionada por meio do e-mail institucional (numac@banparanet.com.br), mas não respondeu aos questionamentos da reportagem até o fechamento desta matéria. O silêncio institucional gera ainda mais preocupação, especialmente diante da relevância do banco, que possui presença em todos os municípios paraenses e atende milhares de correntistas em todo o estado.

O espaço permanece aberto para que o Banpará apresente esclarecimentos oficiais sobre as causas da instabilidade e as medidas que serão adotadas para evitar novos episódios, garantindo segurança, confiabilidade e respeito aos seus clientes.

 

Carlos Magno

Jornalista – DRT/PA 2627

Comentários

Chat Online