Com 50,83%, Lula supera Bolsonaro e é eleito o novo presidente do Brasil
30/10/2022 20:05 em Politica

Aos 77 anos, o pernambucano da cidade de Garanhuns, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), neste domingo (30) de Segundo Turno no país. Ele alcançou este resultado com 98,72% das urnas apuradas, próximo das 20h, conforme divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após quase três horas de apuração.Lula é ex-metalúrgico e líder sindical no ABC paulista, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, Lula, como é mais conhecido pela abreviação do nome Luiz, foi o 35º presidente do Brasil entre 2003 e 2011. Ele surgiu na cena política nacional como líder do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema e como fundador do Partido dos Trabalhadores (PT). Em abril de 1980, ainda sob a ditadura militar, Lula liderou cerca de 140 mil trabalhadores da região do ABC Paulista em uma greve organizada pelos sindicatos locais. 

Trajetória de Lula

Em 2014, Lula apoia a reeleição de Dilma, eleita no 2º turno com 51,64% dos votos, contra os 48,36% de Aécio Neves, numa das disputas mais acirradas da história das eleições.

A condenação de dirigentes ligados aos partidos do governo no processo do Mensalão, a mudança radical na política econômica, com a ascensão de Joaquim Levy ao Ministério da Economia, a perda de apoio no Congresso e as manifestações de rua criaram o clima para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, sob a acusação de “pedaladas fiscais”, manobras no orçamento para financiar gastos do governo.

Prisão e condenação

Neste contexto, explode também o escândalo do Petrolão, no âmbito da Operação Lava Jato, conduzida pelo juiz Sérgio Moro, envolvendo integrantes do PT, do PMDB, PL e outros partidos da base aliada do governo. Lula é preso e condenado sob acusação de ter concedido facilidades a uma empreiteira em troca de um triplex, no Guarujá, em São Paulo.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!