Menu
A FLORESTA NÃO PODE PEDIR AJUDA, VOÇE PODE.
Tucuruí perde uma de suas figuras mais folclóricas e queridas
Por TV E RÁDIO WEB CIDADE
Publicado em 04/02/2026 09:34
INFORMAÇÕES

Faleceu em Tucuruí (PA) Francinei Rodrigues Durães, carinhosamente conhecido como Mudinho, uma das pessoas mais queridas, conhecidas e emblemáticas da cidade.

 

Mudinho foi encontrado sem vida em sua residência, no bairro da Colina. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Tucuruí, onde foi realizada a necropsia. O laudo oficial, que apontará a causa da morte, ainda será divulgado.

 

De acordo com informações preliminares, há a suspeita de que Mudinho tenha sofrido uma crise de epilepsia, condição da qual era portador. Como estava sozinho em casa, existe a possibilidade de que tenha caído de bruços, sofrendo sufocamento e evoluindo a óbito. No entanto, essa informação somente será confirmada após a conclusão do laudo pericial.

 

Natural de Tucuruí, Mudinho tinha 54 anos. Era filho do saudoso casal Dona Oneide Rodrigues Durães e Seu Manoel João Durães, integrantes de uma das famílias mais tradicionais, numerosas e respeitadas do município.

 

Apaixonado por futebol, Mudinho era torcedor ferrenho do São Paulo Futebol Clube e do Clube do Remo. No Carnaval, era presença garantida nas Escadarias de Santo Antônio, onde acompanhava com entusiasmo os desfiles das escolas de samba, torcendo com fervor por sua escola do coração, a Estação Primeira da Colina.

 

Outra grande paixão de Mudinho eram as campanhas políticas, especialmente as eleições municipais. Ele se dedicou intensamente às campanhas do saudoso Cláudio Furman, que foi eleito prefeito de Tucuruí por três mandatos. Sempre participativo, Mudinho distribuía material de campanha, acompanhava caminhadas e fazia questão de estar presente em todos os atos políticos.

 

Mudinho também mantinha uma amizade especial com o empresário Zé Gaspar, proprietário do tradicional Hotel Goiânia. Semanalmente, ele visitava o hotel, onde era sempre recebido com carinho por funcionários e pela direção. Zé Gaspar deixava previamente autorizado um café da manhã especial para Mudinho, que se sentava na sala de café e se deliciava com um dos melhores cafés da rede hoteleira da cidade.

 

O jornalista Carlos Magno, autor desta reportagem, era amigo pessoal de Mudinho e da família Durães, com quem conviveu desde a adolescência em Tucuruí. Ele relembra momentos marcantes e destaca que Mudinho era uma figura folclórica, simples, carismática e extremamente querida pela população.

 

Neste momento de profunda dor, o jornalista lamenta a perda e roga para que Deus conforte os familiares e amigos.

 

Ainda durante a madrugada, o empresário Furika Durães, a analista de sistemas Vânia Durães e o advogado Genismares Carvalho, todos residentes em Canaã dos Carajás, se deslocaram para Tucuruí, onde já se encontram aguardando a liberação do corpo, bem como a definição do velório e do sepultamento de Francinei “Mudinho” Durães.

 

Descanse em paz.

 

Carlos Magno

Jornalista – DRT/PA 2627

Comentários

Chat Online